Últimas Notícias

"Livro de Estante" #8 | Edição Especial - 5 livros para ler em pouco tempo



É frequente estarmos algum tempo sem saber o que fazer nos nossos tempos livres. Ler é sempre uma boa opção, mas nem sempre existe vontade para pegar em calhamaços e fazer uma leitura mais corrente.
Por isso, decidi fazer uma coletânea de livros pequenos, mas com bom conteúdo que ajudam a despertar outra vez aquele bichinho da leitura. 
Espero que façam bom proveito desta lista!

1)    O Principezinho, Antoine de Saint-Exupéry (96 págs.)

 Sinopse: “Uma história intemporal destinada a todas as crianças: as que ainda o são, as que já o foram um dia e as que nunca deixarão de o ser.
Uma edição que fixa texto e ilustrações de acordo com a edição original de 1943. 
Com ilustrações do autor.

Eu sei, começo logo com um livro que nos é dado a ler no 6º ano. Mas este livro tem muito que se lhe diga. Além de fácil de ler, tem ilustrações bastante bem feitas.
Achei-lhe graça quando era mais nova, mas penso que nessa altura não conseguimos captar a mensagem da história na sua totalidade.
Por uns instantes olhamos para o mundo com o olhar de uma criança, estamos no seu lugar enquanto ela tenta compreender o mundo dos adultos, achando muitas das coisas que eles fazem incompreensíveis.


Onde se pode comprar?

2) O rapaz do pijama às riscas, John Boyne (176 págs.)

Sinopse:  Ao regressar da escola um dia, Bruno constata que as suas coisas estão a ser empacotadas. O seu pai tinha sido promovido no trabalho e toda a família tem de deixar a luxuosa casa onde vivia e mudar-se para outra cidade, onde Bruno não encontra ninguém com quem brincar nem nada para fazer. Pior do que isso, a nova casa é delimitada por uma vedação de arame que se estende a perder de vista e que o isola das pessoas que ele consegue ver, através da janela, do outro lado da vedação, as quais, curiosamente, usam todas um pijama às riscas. Como Bruno adora fazer explorações, certo dia, desobedecendo às ordens expressas do pai, resolve investigar até onde vai a vedação. É então que encontra um rapazinho mais ou menos da sua idade, vestido com o pijama às riscas que ele já tinha observado, e que em breve se torna o seu melhor amigo…

Esta história é muito conhecida, principalmente devido à adaptação cinematográfica que foi feita. Esta obra está carregada de sensibilidade.
Passa-se no período da Segunda Guerra Mundial. Dois meninos, de realidades diferentes desenvolvem uma amizade muito especial e que emociona todos aqueles que a acompanharem.
A mensagem acaba a ser um pouco pesada, mas sou de opinião que esse tipo de mensagens são as mais necessárias.

Onde se pode comprar?
  
3)    A Arte da Guerra, Sun Tzu (104 págs.)

 Mais de 2000 anos depois, este livro continua a aconselhar muitas pessoas.
Engane-se quem pensar que a obra não passa de estratagemas militares para atingir a vitória no campo de batalha. Muitos, se não todos os tópicos abordados podem ser adaptados a situações das nossas vidas e podem ajudar-nos nas mesmas. A sua mensagem é, portanto, intemporal.
Se estiverem interessados deixo aqui um vídeo realizado por uma empresa de software que explica como podemos utilizar estes estratagemas no fundo também resume um pouco o livro. 

Onde se pode comprar?

4)    Breakfast at Tiffany’s (Boneca de luxo), Truman Capote (120 págs.)

Sinopse: “Holly Golighly é mais do que uma boneca de luxo. Deslumbrante, espirituosa e ternamente vulnerável, inquietando as vidas dos que com ela se cruzam, é retratada por Truman Capote em Breakfast at Tiffany’s (Boneca de Luxo), um romance tocante e singelo sobre a amizade, que constitui uma autêntica história de sedução. 
Verdadeiro clássico da literatura americana contemporânea, nele se inspirou Blake Edwards para o filme homónimo protagonizado por Audrey Hepburn.

Escrito no fim dos anos 50, este livro foca-se numa personagem de seu nome Holly. Não no sentido de contar a sua vida, mas sim dos momentos que o narrador (Holly chama-lhe “Fred”) passou com ela. Holly é bonita, gosta de se divertir, gosta da sua liberdade, procura a fama e a felicidade. Os dois amigos facilmente se apaixonam.
Esta é uma história da amizade e sedução, dividida em 3 contos. Lê-se e compreende-se bastante bem.
  

Onde se pode comprar?

5)      Sexta-feira ou a Vida Selvagem, Michel Tournier (112 págs.)

Sinopse: “Robinson não poderá nunca voltar ao mundo que deixou. Então, palmo a palmo, edifica o seu pequeno reino. Tem uma casa, fortalezas para se defender e um criado, Sexta-Feira, que lhe é dedicado de alma e coração. Tem mesmo um cão, que envelhece calmamente ao sol de Speranza. A ilha é um pequeno baluarte de civilização e tudo parece ir pelo melhor. A verdade é que todos três se aborrecem. Sexta-Feira nada compreende da organização, das leis, dos rituais que tanto agradam a Robinson. Escapa-lhe a razão de ser dos campos cultivados, dos rebanhos, das fortalezas. Mas então dá-se um acontecimento inesperado. Esta obra é uma versão adaptada de «Vendredi ou Les Limbes du Pacifique», do mesmo autor.

Gostei muito desta obra pela sua simplicidade. Ao contrário do que normalmente penso deste tipo de histórias, esta não é nada aborrecida. Mostra o quanto a vida é simples e como podemos ser felizes sem dinheiro ou todas as modernices que existem no nosso dia-a-dia.

Onde se pode comprar?



Por: Raquel Branco

Sem comentários