"Instantes de Recordar" #38- RTP2: Culta e adulta aos 50 anos
A RTP2 começou as suas emissões regulares a 25 de dezembro de 1968. A estação começou por chamar-se Programa II, passou anos mais tarde a Canal 2, TV 2 e 2:. A estação servia inicialmente de complemento à RTP1 mas com o surgimento das privadas nos anos 90 passou a dedicar-se às minorias e à sociedade civil, apelando a desportos alternativos e conteúdos culturais.
Ao longo dos anos o canal foi perdendo audiência e desde que a televisão privada apareceu que passou a ocupar a quarta posição entre os canais em sinal aberto. Com o alargamento da TDT viu a RTP3 a passar em alguns dias os seus resultados. O canal, tal como as restantes estações públicas, não olha para as audiências mas sim para a diversidade de conteúdos que transmite. Em 2012 o Governo anuncia a intenção de acabar com o canal mas foi feita uma petição e a decisão voltou a atrás.
Em Portugal, a RTP2 é o único canal a apelar à cultura e artes. Aos 50 anos a RTP2 está "culta e adulta" e o grafismo acompanham a atualidade. Contudo, nem sempre foi assim. Deixamos agora um vídeo do grafismo de 1998-2000.
Apesar da imagem atual estar dentro do gosto da maioria dos espectadores, muitos afirmam que o melhor grafismo do canal foi o anterior, usado até 2016. Fique com a passagem do antigo grafismo para o atual.
Nota: A edição acerca da RTP2 foi cancelada na semana passada devido à morte de Manuela Cassola, a quem dedicamos um especial "Instantes de Recordar".
Por: Filipe Vilhena






Sem comentários