"Duelos da TV" #27- "O Carro do Amor" vs. "First Dates"
Estreada a 30 de setembro de 2014, os "Duelos da TV" prometem surpreende-lo e prende-lo ao ecrã. Qual o melhor programa? É essa pergunta que vê respondida no final de cada edição.
Estreou dia 2 de janeiro e tinha um grande objetivo: manter as boas audiências de "Casados à Primeira Vista". O formato manteve a equipa do antecessor e a apresentadora.
Dois desconhecidos entram num carro e, abordo da viagem, tem de se conhecer e conversar sobre gostos e pontos da sua personalidade. No final da viagem decidem se vão para um segundo encontro ou não. O GPS "atrevido" vai colocando perguntas e desafios aos concorrentes, para apimentar o trajeto.
A SIC confiou a Diana Chaves a apresentação do programa, depois da sua prestação em "Casados à Primeira Vista". A atriz e apresentadora surge com um papel mais ativo neste formato, onde consegue mostrar melhor o seu talento. Diana é o GPS d' "O Carro do Amor" e dá ao programa mais humor e ritmo, com as suas perguntas. Foi uma opção boa, mas depois de "Casados à Primeira Vista", merecia descansar a imagem.
"O Carro do Amor" é um formato descontraído e com um ritmo bastante bom, a SIC conseguiu fazer um trabalho bom na edição das imagens, talvez até mais que a TVI, com o "First Dates". Contudo, este tipo de programa acaba por ser repetitivo, com as viagens de carro e os depoimentos dos participantes. Talvez, o facto de ser de segunda a sexta torna-o mais cansativo. Uma emissão semanal seria o ideal. Além disso, e como é hábito em Portugal, explora-se demais a história de vida dos concorrentes.
Com o sucesso de "Casados à Primeira Vista" é expectável que a SIC e a TVI continuem a explorar este tipo de formatos. "O Carro do Amor" terá uma segunda edição e continuará a ocupar os finais de tarde da SIC. O mesmo vai acontecer com "First Dates". Por enquanto, as audiências são bastante razoáveis para a SIC, que alterna a posição com "O Preço Certo" e a TVI. Assim se deverá manter até ao fim.
Fátima Lopes e Rúben Rua são os cupidos de serviço da TVI. O programa é feito num restaurante e tem como objetivo juntar dois desconhecidos e desperta-los para o amor.
"First Dates" é passado num restaurante que junta duas pessoas para encontros, enquanto disfrutam de um jantar. Durante o jantar aparecem alguns desafios para os concorrentes. Existe uma sala de fotografia e um espaço mais privado.
A chefe de sala é Fátima Lopes, que acompanha os concorrentes até Rúben Rua, o barman do amor. Primeiramente os concorrentes disfrutam de uma bebida e logo depois são sentados na mesa, para jantarem. Os apresentadores assumem um papel secundário neste programa, com umas duas ou três falas por dupla de concorrentes. A TVI poderia ter dado mais destaque aos apresentadores ou, até, estrea-lo apenas com um, para lhe conseguir dar destaque. Contudo, a dupla Fátima e Rúben funciona muito bem em termos de equilíbrio.
À semelhança da SIC, também a TVI deve começar a apostar em formatos semelhantes. A segunda temporada de "First Dates" está a ser anunciada mas, com a estreia de "Morangos com Açúcar" não se sabe se manterá o horário das 19h ou não. O formato de Fátima e Rúben "sofre" do mesmo problema da SIC, também é fácil atingir o cansaço do espectador. São cinco emissões por semana, quando o ideal seria uma. Ainda assim, o "restaurante" do amor tem menos ritmo que "O Carro do Amor". Em contrapartida, explora menos a vida dos concorrentes, o que é bom.
As audiências são inferiores a "Apanha se Puderes", mas o momento é diferente e à TVI interessa apenas liderar sobre a SIC. Até agora tem havido um equilíbrio de vitórias, o que mostra que os espectadores vão alternando de programa e não se fixaram. "O Preço Certo" quase não foi afetado e deve continuar a dar luta às privadas.
PONTUAÇÃO (0-10)
- O Carro do Amor: 7 PONTOS
- First Dates: 7 PONTOS
Por: Filipe Vilhena
Sem comentários