Últimas Notícias

"Segunda Opinião" #135- Nova "Praça da Alegria" acaba com programa de Malato?

Estreada a 29 de setembro de 2014, "Segunda Opinião" é uma parceria com o site Fantastic Televisão, onde todas as semanas é abordado um assunto do mundo televisivo.

A RTP1 estreou na passada segunda-feira, sem grande promoção, a nova "Praça da Alegria". O programa substitui a sua "prima" "A Praça" nas manhãs, depois de uma tentativa da estação pública de se tornar mais competitiva no horário.

O formato continua com Jorge e Sónia, mas fez regressar a verdadeira essência da "Praça da Alegria". Os conteúdos foram alterados, fala-se agora de temas mais descontraídos, mantendo sempre o objetivo de serviço público. Os temas culinários voltaram a estar mais presentes, assim como os momentos de música e dança. A RTP1 olhou para a concorrência da SIC e TVI e viu o que faltava nas manhãs e n' "A Praça". Querendo recuperar a tradição e diversificar os conteúdos, decidiu que a "Praça da Alegria" era a melhor opção.

Este programa traz um estúdio completamente diferente. Com grande inspiração do cenário do talk show que conta com 20 anos de história, trouxe as mesas, as cadeiras, o primeiro andar e todo um leque de cores descontraídas. O laranja, o amarelo, o cor de rosa, mostram a boa disposição que se quer fazer passar aos espectadores. O novo logotipo traz-nos um sorriso e mais cores vibrantes. Foi uma aposta que sem dúvida veio beneficiar as manhãs do canal.

Os espectadores apreciaram muito as mudanças das manhãs da RTP1 mas criticaram o facto de "As Receitas Lá de Casa" ter desaparecido das 12h15. O facto da estação apostar numa nova "Praça da Alegria", leva a um investimento maior, assim como as audiências que crescem sempre no período das 12h e o objetivo era aumentar os espectador do matutino. O fim do programa de Malato naquele horário pode ter partido desta lógica. Contudo, a RTP1 passa assim a transmitir um talk show ao mesmo tempo que as privadas, com a mesma duração e, por muito que se tente diferenciar, com temas semelhantes. Quanto ao programa de culinária, deve passar a ser aposta aos fins de semana de manhã, que carecem também de novas apostas.

As audiências da "Praça da Alegria" estão a conseguir melhorar os números do talk show da manhã, com um ligeiro aumento face aos resultados deixados pel' "A Praça". Ainda assim, "As Receitas lá de Casa" conseguiam números bastante superiores de levavam a RTP1 aos 16% de share, por vezes. Quanto às tardes e ao "Agora Nós", espera-se que existam também mudanças ou o vespertino terá os dias contados. Quem sabe apostar em "As Receitas Lá de Casa" para depois do "Jornal da Tarde"? Ou será que a RTP1 precisa de uma nova novela no período? Por enquanto, o canal vai tentando "a sua sorte".

 Por: Filipe Vilhena (Diário da TV)
Uma rubrica com a parceria "Fantastic Televisão"    

Sem comentários