"Segunda Opinião" #130- "Selfie": O clique das novas tardes da TVI
Estreada a 29 de setembro de 2014, "Segunda Opinião" é uma parceria
com o site Fantastic Televisão, onde todas as semanas é abordado um
assunto do mundo televisivo. |
"Selfie" é o nome do programa que substituiu o "Câmara Exclusiva" nas tardes da TVI, há menos de um mês. O formato tem uma mecânica semelhante, mas nasce de um projeto já existente. O site, com o mesmo nome, revela segredos e pormenores da vida dos famosos.
O formato é apresentado por Júlia Palha, a atriz que vimos n' "A Herdeira" na pele de Carlota. A jovem foi selecionada através de um casting interno e, até agora, a sua prestação tem estado a ser positiva. Apesar da falta de experiência e de alguma insegurança, Júlia revelou-se uma boa aposta para o programa. Era esperado que o canal aposta-se num novo rosto para o "Selfie". Nomes como Leonor Poeiras, Marisa Cruz ou Isabel Silva ficaram de lado, pois a TVI queria trazer uma cara diferente, que os espectadores não estivessem habituados a ver. Com a saída de Cristina Ferreira para a SIC, é certo que novos rostos surjam no ecrã da TVI, pois o canal tem que se renovar. E "Selfie" precisava de inovação.
O programa traz conteúdos muito semelhantes ao "Câmara Exclusiva". O formato de Mónica Jardim, Pimpinha Jardim e Marta Andrino terminou pela falta de estabilidade que tinha na grelha do canal. Nunca se fixou num horário certo- passou pelas manhãs, pelo inicio da tarde, pelo final da tarde e acabou por estar algum tempo a meio das tardes de sábado. Por muita qualidade que um programa tenha (e o "Câmara" tinha) as alterações constantes de horário não são positivas. Era necessário começar do zero e tentar melhorar. E "Selfie" traz a "bonança". As reportagens continuam a cargo da equipa que fazia o "Câmara Exclusiva"- incluindo as próprias apresentadoras- mas a roupagem do formato é diferente.
Para além de nascer do site com o mesmo nome, o formato tem uma imagem mais atual, com um estúdio, um grafismo leve e cores suaves. Traz também algumas noticias de famosos internacionais que estão no site e acaba por ser um programa dinâmico para quem está em casa a assistir. O "Câmara Exclusiva" acabou por se tornar num formato complicado de entender. Primeiro as mudanças no grafismo- com cores que não combinavam- depois os conteúdos e as rubricas semelhantes ao "Fama Show". Até as entrevistas de Cristina Ferreira chegaram a passar dentro do "Câmara". A necessidade da TVI em liderar acabaram por "matar" a essência do formato.
Agora, o canal conta com "Selfie", que até agora se tem mantido nos 15% de audiência, superando um pouco os resultado do seu antecessor. Não se sabe se o canal considera estes bons ou maus resultados, mas a verdade é que Júlia Palha veio dar o clique que faltava às tardes da TVI.
Por: Filipe Vilhena (Diário da TV)
Uma rubrica com a parceria "Fantastic Televisão"
Sem comentários