Últimas Notícias

"Diário da TV- Especial" #22 | RTP1: Que mudanças deve trazer setembro? [Parte 1]


Setembro já chegou e os canais de televisão já começam a preparar alterações nas suas programações, trazendo novidades e "limando arestas".
A RTP1 segue a mesma tendência. O canal público vai apresentar nos próximos dias a sua nova programação para a rentrée. Na programação de daytime, o canal não parece apresentar grandes alterações, mas a verdade, é que vários formatos necessitam de uma mudança.

Nesta primeira parte deste "Diário da TV- Especial", vamos sugerir algumas alterações para o canal público. A segunda parte será publicada brevemente e falará do horário nobre.

Começando pel' "A Praça", falamos apenas de mudanças de cenário. A imagem do programa parece muito escura e, segundo consta, a RTP já planeou mesmo estas mudanças. E vai fazer bem ao matutino receber uma nova cara. Os conteúdos continuam a ser de interesse, apesar das audiências não serem as melhores, o talk show cumpre os seus objetivos e a prestação de Sónia Araújo e Jorge Gabriel é bastante positiva.

Em seguida, o canal deve continuar a apostar em concursos e Malato é, sem dúvida, a escolha certa. O apresentador tem o carisma certo para este tipo de formatos e a faixa das 12h15 ganhou espectadores.

O bloco informativo "Bom Dia Portugal", "Jornal da Tarde" e "Telejornal" precisam de uma alteração em termos de imagem. O fundo azul, utilizado neste três blocos, começa a ficar desgastado. A ideia de combinar o grafismo dos informativos usando o mesmo tom do grafismo da RTP1 foi ótima, mas o desgaste é evidente. É preciso uma renovação para tornar mais atual a imagem de cada bloco.

O "Portugal em Direto" continua a ser o único informativo com uma imagem diferente e é notável o seu avanço estético comparando aos seus "parceiros" da manhã, tarde e noite. Aproveitando que estamos a falar do programa de Dina Aguiar, é importante referir que a alteração de duração do formato não o parece ter beneficiado muito em termos de audiências. "Portugal em Direto" passou a ter mais meia hora ("roubada" ao "Agora Nós") e os números desceram ligeiramente. A sugestão passa por voltar à duração normal do programa, que seria das 18h às 19h.

Quanto ao "Agora Nós", o formato de Tânia Ribas de Oliveira e José Pedro Vasconcelos perdeu completamente o fio à meada. O estúdio tem uma "mistura" da primeira edição (ainda nas manhã) com as várias mudanças que foram feitas. É preciso um novo cenário e novas cores. O cor de rosa não se adequa em nada ao formato. As suas cores iniciais eram o laranja, beje e amarelo e são estas que devem voltar. O programa deve também ter um novo grafismo e logotipo, assente nas cores que sugerimos.

Ao longo do tempo, a RTP foi alterando a linha de conteúdos do programa, tornando-o mais informativo e sério. A verdade é que as rubricas criadas, os temas e os convidados mudaram e os espectadores foram-se apercebendo disso, fazendo com que as audiências descessem. O caminho das tardes é o entretenimento. O canal já tem "A Praça" com conteúdos mais sérios, para além de todas as horas de noticias que transmite. Além disso, temos a RTP3 que pode, sim, ter espaços de "entretenimento informativo".

Tânia e Zé Pedro devem chegar às 15h e fazer a ponte com "Sociedade Civil", revelando os temas que serão tratados na próxima emissão. O formato da RTP2 deve fazer o mesmo, de modo a criar um "enlace" entre os formatos, uma vez que "Sociedade Civil" iria beneficiar disto em termos de audiências e a RTP1 conseguira mostrar aos espectadores que o canal 2 ainda existe e tem conteúdos interessantes. "Agora Nós" teria o seu fim às 17h20, onde chegava um novo formato.

O novo formato seria apresentado por Vanessa Oliveira e seria um espaço de entretenimento/informação, onde seriam mostrados os projetos da RTP+ e seriam recebidos convidados em estúdio que contribuíram para ajudar algo ou alguém. Aqui seria o espaço ideal para se falar de assuntos mais sérios e ajudar os espectadores com as suas dúvidas. A apresentadora merece um espaço na grelha do canal e a verdade é que a faixa das 17h precisa de se diferenciar das privadas, que oferecem o mesmo formato ao longo de toda a tarde. "Perto de Si" poderia ser o nome.

Quanto a "O Preço Certo", não há muito a dizer. É um programa que agrada os espectadores e com a saída de Cristina Ferreira da TVI e, consequentemente, do "Apanha se Puderes", pode abrir novamente caminho para a liderança. A RTP1 deve apostar mais na promoção do concurso.

Em termos de ficção no daytime, é importante o canal manter a aposta em novelas às 14h15. "Os Nossos Dias" e O Sábio" tiveram ótimos resultados e não há necessidade de trazer séries em reposição para a faixa. As privadas já tem muita oferta de ficção repetida, faz falta um produto original e na RTP1 isso é possível.

SEGUNDA A SEXTA MANHÃ/TARDE:

6H30- Bom dia Portugal
10H00- A Praça
12H15- Concurso / Malato
13H- Jornal da Tarde
14H15- Novela
15H00- Agora Nós
17H20- Programa / Vanessa Oliveira / "Perto de Si"
18H00- Portugal em Direto
19H00- O Preço Certo
20H00- Telejornal

Por: Filipe Vilhena

Sem comentários