Últimas Notícias

"Diário da TV" | 61 Anos RTP1: Conheça todos os logotipos do canal



A estação pública está hoje em festa! Dia 7 de março de 1957 nascia a televisão em Portugal, revolucionando todo o panorama audiovisual.

A RTP1 foi assim o primeiro canal a surgir, ainda a preto e branco e num regime experimental. As emissões a cores vieram apenas em 1980, representando uma novidade para a época.

A história do canal 1 da RTP é bastante extensa e rica em pormenores e para resumi-la da melhor forma, nada melhor que ilustra-la com a sua imagem gráfica.
1957-1978

Este foi o primeiro logotipo do canal 1 da RTP. Apresentava um circulo cortado com as letras "RTP" ao centro. A verdade é que esta versão tem semelhanças com a atual e com as linhas diagonais que tanto caracterizam o canal.

1978-1980
Com poucas semelhanças com o anterior, este segundo logotipo apresenta meios círculos na parte de cima e linhas horizontais, finalizando com as letras "RTP1". Se compararmos esta imagem à atual, podemos notar que o canal não abandonou as linhas da sua identidade gráfica.

1980-1982
Este foi o primeiro logotipo a transmitir imagem a cores. Totalmente diferente dos anteriores, esta nova identidade destaca-se pela cor azul (ainda hoje usada, embora noutro tom) e também pelo tipo de letra da sigla "RTP", que se manteve desde 1957.
1983-1984
Em 1983 a RTP sofreu uma série de alterações no logotipo. A primeira imagem (mais à esquerda) trouxe uma nova identidade visual à estação e o aparecimento da cor amarela. o número "1" passou a ter destaque em todas estas versões, sendo que na última desaparece a sigla e instaura-se o vermelho como cor principal. Também o tipo de letra- antes mais arredondado- passou a ser linear (note-se a continuação do "R").

1984-1987
As revoluções na imagem do canal continuaram em 1984, com um novo design. Aqui assistimos a um "cancelar de ideias" impostas em 1983, pois voltou a aparecer "RTP" na imagem da estação pública e também a cor azul, usada inicialmente. O tipo de letra foi parcialmente engrossado, comparado com os anteriores.

1987-1989
Findados dois anos, a "nova" RTP ganhou uma nova apresentação. Regressamos à "imposição" do "1" face à sigla e à criação de 3 formas geométricas de cores diferentes, que completavam a forma feita pelo número. De realçar que o circulo já tinha sido imagem da RTP em 1978 e este apresentava a cor azul, já utilizada. O verde surge assim como "estreante", visto que o vermelho/magenta teria sido opção anteriormente.
1989-1990
E é com esta imagem que a RTP abre os anos 90. Pegando no verde do logotipo anterior e no tipo de letra já habitual, o canal tenta equilibrar a importância do "RTP" e do número "1". O fundo contido acaba por se tornar desnecessário e esta é das identidades menos coerentes. Em 1990 é ajustado o logotipo, que ganha a designação "CANAL" em maiúsculas por baixo da palavra "RTP".
1990-1996
Depois de tantas alterações, a RTP muda o seu nome para Canal 1 e começa a utilizar o tom azul claro- semelhante ao atual. A esfera no centro faz-nos regresar aos primeiros anos de emissão, onde as formas circulares eram opção.

1996-2002
Regressando ao nome RTP1, para reforçar o serviço público junto das privadas, a estação faz regressar a simplicidade e continua a usar o azul. O tipo de letra é novamente alterado e é este (embora mais fino) que o canal utiliza atualmente. Em 1998 esta identidade foi ajustada, mas manteve a sua matriz inicial, alterando apenas o fundo, que passou a um azul escuro.
2002-2004
Em 2002 a RTP deu "férias" à sua sigla e passou a representar-se apenas pelo "1" e por um meio circulo a azul. A imagem era simples mas atual para a época.
2004-2016
Para os mais jovens esta é a imagem mais conhecida da RTP. A revolução instalou-se no canal e as letras utilizadas em 1996 foram ajustadas e envolvidas nas linhas diagonais em tons de azul. Este logótipo tem influências do primeiro, como se pode notar pela imagem de promoção da rubrica, onde estes parecem encaixar.
2016- atual
Chegamos ao fim das imagens gráficas da RTP1 ao longo de 61 anos. Este logotipo marca a "nova RTP", que é mais simples e igual entre si. Este novo logotipo parece recuperar o azul intermédio da versão acima e apresenta um novo "1". Quanto à sigla, essa foi apagada da mosca no ecrã mas aparece ainda durante os separadores.

E assim viajamos ao longo de 61 anos por um canal que marca a história de um país. A RTP1 "continua" a fazer serviço público, "continua" a inovar e "continua" perto de si.

Por: Filipe Vilhena

Sem comentários