"Diário da TV" | Funções e tipos de publicidade
A publicidade é um conceito associado diretamente à venda de um produto. Mas será esse o seu único objetivo?
A verdade é que a venda de uma marca é, sim, o principal objetivo da publicidade, que capta assim a opinião do público. Contudo, esta tem outros objetivos.
Outro dos seus objetivos é a difusão de valores, atitudes e comportamentos, uma vez que a publicidade pode ser utilizada para ensinar, educar, instruir e comover. Imaginemos uma campanha de sensibilização contra o cancro da mama que alerta para a necessidade de rastreio e consequências da doença.
A difusão de informação (ou "social role") é outro dos papeis da publicidade, que nos alerta, por exemplo, para o perigo de fazer fogueiras no verão.
Funções da Publicidade
1-
Informativa- dá a conhecer a marca, ao mesmo
tempo que a ajuda a vender.
2-
Económica- contribui para ativar o seu consumo e
evitar a sua queda.
3-
Financiadora- financia ou dá auxilio em termos
de subsídios. Exemplo: quando determinado jornal vende páginas para
publicidade, é uma forma de reduzir os seus custos.
4-
Substitutiva- atua através da substituição do
objeto real por outro objeto (signo publicitário), que representa o real,
criando uma realidade fictícia.
5-
Estereotipadora- divulga mensagens através de
características que descrevam determinado individuo.
6-
Desproblematizadora- cria um cenário lúdico onde
o prazer está associado ao artigo. No caso contrário, em situações
desagradáveis, a solução para o problema será o consumo da marca.
7-
Conservadora- por trás da aparente inovação,
há uma série de valores que já existiam e que permitem ao receptor descodificar
a mensagem. Se os valores forem novos, a mensagem não é percebida.
Por: Filipe Vilhena
Por: Filipe Vilhena
Sem comentários