Últimas Notícias

"Segunda Opinião" #96- "Apanha se Puderes": O novo bombeiro da TVI?


Estreada a 29 de setembro de 2014, "Segunda Opinião" é uma parceria com  o site Fantastic Televisão, onde todas as semanas é abordado um assunto do mundo televisivo.


"Apanha se Puderes" estreou dia 13 de março deste ano na TVI com o objetivo de roubar a liderança a "O Preço Certo", da RTP1. Desde logo o programa somou um enorme sucesso e Cristina Ferreira e Pedro Teixeira mantém-se hoje como aposta fiel na estação de Queluz de Baixo.

Primeiramente, o concurso foi designado para as 19h do horário de segunda a sexta-feira, antes do "Jornal das 8". Contudo, e devido às boas audiências, o formato ganhou espaço em antena e foi-lhe acrescentada uma emissão especial todos os sábados, que reunia um grupo de famosos para jogar ao "Apanha se Puderes", num programa que durava sensivelmente 2 horas.

A emissão especial do primeiro dia de fim de semana foi uma estratégia da TVI para subir os seus números e liderar a tarde de sábado, que por vezes perdia para a SIC ou até para a RTP1, com o "Aqui Portugal". "Apanha se Puderes" mantém-se atualmente também aos sábados.

Mais recentemente, tocou o alarme no canal 4 devido à perda de liderança de "Inspetor Max" às 21h30 para o "Não Há Crise!", da SIC. Imediatamente a TVI tomou medidas e trocou o horário nobre de domingo. A série policial foi arrastada para perto das 23h e no horário anterior "Apanha se Puderes" foi o escolhido para 'salvar' o período.

Atualmente, "Apanha se Puderes" mantém-se na grelha da estação de Queluz de Baixo de segunda a quinta- pois sexta-feira é dia de 'Máquina da Verdade' no "A Tarde é Sua"- sábado (com episódio duplo) e domingo. A juntar a isto, o facto de várias emissões serem repetidas pois o canal gastou os episódios todos e só agora terminaram as gravações da nova temporada.

A verdade é as audiências de sábado e domingo (apesar de continuar a liderar) se tem ressentido e mostrado que o formato está a ficar desgastado, depois de ter ganho o posto de 'bombeiro' da TVI. Cristina Ferreira está assim de segunda a domingo em antena, muitas vezes em dose dupla, quando apresenta o "Você na TV!".

A decisão de estender as emissões do programa podem ser positivas a curto prazo, mas a longo prazo- e se não forem tomadas medidas- "O Preço Certo" (que vai inclusive ser renovado) pode voltar a ser o programa preferido dos portugueses. Será que teremos novidades em breve?

Por: Filipe Vilhena (Diário da TV) 
Uma rubrica com a parceria do "Fantastic Televisão"

Sem comentários