"Diário da TV"- "Ouro Verde"- Morte de Catarina: Sim ou Não?
Está a gerar controvérsia nas redes sociais a morte de Catarina (Inês Nunes) na novela "Ouro Verde", da estação de Queluz de Baixo.Na trama, Inês Nunes era David, um transexual que após vários anos de sofrimento, preso no corpo errado, decide mudar de sexo e transforma-se na bela Catarina. Os problemas agravam-se quando contam a Tomás (Pedro Carvalho) o segredo da namorada e este decide espanca-la. Para piorar, Catarina descobre que é tia do amado e a relação termina de vez, com a jovem a interessar-se por outro rapaz.
É esta a história de Catarina, a personagem que apaixonou os portugueses por tudo o passou e pela representação que fazia dos transexuais, um assunto quase nunca abordado em Portugal.
Os fãs da novela ficaram, contudo, revoltados com a saída antecipada e o final trágico de Catarina, que morre após Miguel (Luís Esparteiro) a empurrar de uma falésia, num plano armado com o seu filho Tomás. Tudo isto acontece porque a jovem tem em posse documentos que incriminam Miguel.
A autora da novela, Maria João Costa, emitiu um comunicado no seu Facebook onde admite que: «a minha maneira de lidar com os temas das minorias é tratando-os da mesma forma que trato os demais temas. Ou seja, sem qualquer diferença».
Os espectadores de "Ouro Verde" não ficaram satisfeitos, mas será que a morte de Catarina foi ou não uma boa aposta?
SIM!
- Após mostrar todo o processo de mudança de um transexual e todos os problemas que envolvem a transformação, Catarina cumpriu o seu papel e abriu horizontes na ficção nacional.
- A jovem transexual estava a perder espaço na história, pois já tinha passado todas as mudanças que envolviam a sua passagem de David a Catarina e iria tornar-se um elemento perdido na novela.
- As novelas nem sempre representam a vida real e as pessoas (infelizmente) nem sempre tem um final feliz e Catarina foi um bom exemplo disso! Nem sempre acaba tudo bem!
NÃO!
- Depois de tanto sofrimento, Catarina não merecia um final trágico e seria bom ver a personagem no final da trama feliz.
- Catarina era disputada por Tiago (Fredy Costa) e Tomás e a autora poderia ter explorado melhor esse 'triângulo amoroso'.
- A jovem estava prestes a entrar numa companhia de dança, como era o seu sonho e poderia iniciar-se aqui uma nova etapa da sua vida.
Depois de apresentar-mos as razões para Catarina morrer ou não, está nas mãos do espectador decidir! O que acharam do final trágico da personagem de "Ouro Verde"?
Sem comentários