"Diário da TV"- 7 razões para os canais portugueses apostarem em séries
Quem não conhece "Grey's Anatomy", "Game of Thrones" ou "Orange is the New Black"? Mesmo que nunca tenhamos assistido a um episódio, a verdade é que sabemos, pelo menos, um pouco da sinopse.
Isto acontece porque as séries internacionais vieram para ficar no nosso país! São cada vez mais os espectadores das grandes produções além fronteiras.
Contudo, as generalistas portuguesas ainda estão no 'patamar de baixo' no diz respeito a séries internacionais, o que faz com que o público assista às séries através da internet ou recorra a outras plataformas- como o Netflix (o novo melhor amigo dos adolescentes).
No nosso país, são poucas as séries que se encontram no ar nas nossas generalistas e as que temos estão 2 ou até mais temporadas atrasadas em relação ao país de origem, o que faz com que... Já tenhamos visto todos os episódios!
O horário a que são emitidas também não ajuda! Tirando a RTP2, as restantes generalistas optam por: colocar séries apenas aos fins de semana depois do Jornal ou apostar nelas todos os dias mas no inicio da madrugada! E assim se retira a vontade do público em assistir séries pela televisão generalista.
Os tempos mudam e os nossos canais devem atualizar as suas programações e inserir espaço para as séries internacionais em horários de grande audiências. Por isso, deixamos em baixo 7 razões para os canais portugueses apostarem em séries!
(1) As séries são a razão principal pela qual sabemos falar inglês ou qualquer outra língua, por ser um conteúdo do nosso interesse. A verdade é que é uma ótima oportunidade para se aprender mais acerca de outros idiomas.
(2) Para além da língua, vários outros valores acabam por ser absorvidos por nós e que nos ajudam a compreender melhor as regras; a cultura e os comportamentos de outros povos.
(3) O público-alvo das séries é mais novo e estas são assim excelentes conteúdos para os mais novos, que dificilmente tem programas destinados a si nas nossas generalistas.
(4) Sendo emitidas em horários mais visíveis e tendo boas promoções, a aposta em séries de forma continua poderá gerar grande receita de audiências ao canal emissor (sim, também é importante pensar em resultados!).
(5) A monotonia dos canais portugueses está aos olhos de todos e as séries são uma boa maneira de inverter esse cenário e renovar a programação.
(6) E porque não apostar em séries portuguesas? Pois é, a aposta em séries internacionais vai gerar vontade nas generalistas em produzir conteúdo próprio, visto que temos no nosso país vários atores capazes.
(7) Por fim, as séries são uma maneira de nos aproximar-mos de grandes potências- como os EUA; Inglaterra ou França. Nunca se sabe se não podem nascer parceiras entre os canais!
Se gostaram deste artigo partilhem-no em série!
Sem comentários