"Querido Diário" #7- "Inspetor Max"
Estreada a 21 de dezembro de 2016, esta rubrica é um espaço singular, onde são abordados diversos temas como se se estivesse a escrever num diário intimo.
Querido Diário,
Esta semana vou falar da nova temporada de "Inspetor Max", que é emitida atualmente de segunda a quinta às 19h no canal 4.
Com duas temporadas de sucesso- e volvidos doze anos- a TVI decidiu voltar a apostar na série policial, com um elenco renovado, mantendo apenas os protagonistas.
A nova temporada da produção continua a seguir a história do cão Max, que está agora reformado e entregou a pasta ao seu filho, Max Júnior, que é um trunfo imprescindível na resolução dos casos. O seu dono, Jorge (Fernando Luís), está atualmente casado com Joana (Patrícia Tavares) e tem um filho: Manuel (André Carvalho). Na casa habitam ainda Francisca (Vera Pimentel), filha da anterior relação de Joana e a empregada Lucinda (Rita Salema).
Já o avô João (Ruy de Carvalho) mudou-se para um apartamento e os seus netos, Catarina (Mariana Marques Guedes) e Tiago (Isaac Alfaiate), seguiram as pisadas do pai. A jovem estuda ciências criminais em Inglaterra e Tiago está a estagiar no DIC. Quanto a Sérgio (Rui Santos), tornou-se inspetor-chefe e vive o segundo divórcio, desta vez com Elsa (Gabriela Barros). No DIC podemos ainda seguir Lena (Madalena Brandão), Jaime (José Carlos Pereira) e Vera (Maura Faial).
O novo elenco consegue manter a fasquia do anterior, que era elevada. Nesta temporada destacamos Mariana Marques Guedes, Patrícia Tavares, Rita Salema e os pequenos Vera Pimentel e André Carvalho, que já são ótimos a representar. Já os atores que transitaram continuam a fazer um excelente trabalho, com destaque para Fernando Luís e Ruy de Carvalho.
Apesar disso, "Inspetor Max" peca pelo número elevado de inspetores. A verdade é que com tantos inspetores protagonistas (Jorge, Sérgio e Tiago), Lena e Jaime perdem-se na história, tornando-se personagens pouco importantes para o seu desenrolar. Também a personagem de Gabriela Barros acaba por se tornar vazia e desnecessária, pois até agora só a vimos sentada no sofá a discutir com o ex-marido.
A "ascensão" de Tiago a protagonista enquanto Catarina é apenas uma personagem recorrente também não foi das melhores opções da TVI. Faria sentido vê-los novamente juntos, desta feita a trabalharem no DIC, por exemplo. Contudo, é de realçar o facto de ser Isaac Alfaiate e Mariana Marques Guedes a realizarem os papeis, pois apresentam semelhanças com os antecessores, além do talento e evolução que tem demonstrado.
A série continua com a mesma qualidade, mantendo um argumento forte e o suspense e mistério característico. "Inspetor Max" tem-se revelado numa aposta ganha e consegue aproximar-se d' "O Preço Certo". Será que teremos uma reviravolta nas audiências?
Por: Filipe Vilhena
Sem comentários