Últimas Notícias

"Segunda Opinião" #60- Na SIC, "Vale Tudo"... Outra vez!


Estreada a 29 de setembro de 2014, "Segunda Opinião" é uma parceria com o site Fantastic Televisão, onde todas as semanas é abordado um assunto do mundo televisivo.


O "Vale Tudo" está de volta às noites da SIC, desta vez aos sábados, pelas 23h00. João Manzarra regressou com os jogos de mímica, canto e dança, pautados por várias prestações inclinadas, num cenário diferente do habitual. Mas o público não aplaudiu o regresso. O formato é bom, mas o facto de ser repetido, não ajuda.

Sem grandes opções para as noites de fim-de-semana, a SIC tem-se mantido fiel à sua ideia de programação sem formatos de grande entretenimento inéditos ao sábado. Aos domingos, a aposta recai sobre "Não Há Crise", um programa de apanhados low-cost, onde a piada nem sempre é o prato principal. Ainda assim, o formato apresentado por Rita Andrade e João Ricardo cumpre o seu papel e as audiências, longe de serem estrondosas, justificam a aposta.

Contudo, são os sábados à noite que continuam a não resultar na SIC. Enquanto a TVI emite a gala semanal de "Love On Top" com Teresa Guilherme, na estação de Carnaxide é a vez de Manzarra entrar pela casa dos portugueses. Ao mesmo tempo, a RTP1 diverte o público com o humor de "DDT: Donos Disto Tudo". A liderança pertence à TVI – embora "Love on Top" esteja bem longe dos bons resultados alcançados por outros reality-shows – e a concorrência mantém-se em segundo plano.

"Vale Tudo" tinha tudo para resultar, caso a SIC apostasse numa nova temporada. Enquanto a imprensa fala do regresso de Manzarra e Cláudia Vieira à apresentação, desta vez com um novo talent-show, a estrear em setembro, o público vai revendo os jogos de César Mourão e Rui Unas. Com a RTP1 a apostar em "The Voice Portugal" e a TVI a trazer mais uma "Casa dos Segredos", porque é que a SIC aposta em mais um formato de talentos? Se trouxer novidade, como foi o caso de "Got Talent Portugal" na RTP1, valerá a pena. Se for mais um programa ao estilo de "Fator X" ou "Ídolos", o insucesso recorrente nas noites de domingo da SIC deverá manter-se.

Para já, apenas podemos lamentar a repetição de programas em pleno horário nobre. Também o ano passado, a SIC repôs "Cante se Puder", enquanto a TVI transmitia "Rising Star" e "Dança com as Estrelas" ao final da noite. Mas mudam-se os tempos, mudam-se as vontades e, agora, o público pede, mais do que nunca, novidades.

Se os tempos fossem outros, uma nova série de "Vale Tudo" no principal horário de sábado seria uma excelente opção, como verdadeira alternativa à concorrência. Mas o tempo do "Sabadabadão" e companhia já passou e agora a contenção de custos é que manda. É caso para dizer que no poupar nem sempre está o ganho e neste caso vale tudo na luta contra as audiências.

Por: André Oliveira (Fantastic TV)
Uma rubrica com a parceria do "Fantastic Televisão"