Últimas Notícias

"Segunda Opinião" #21- "The Money Drop": uma boa aposta?


Depois de "Quem Quer Ganha" (2003-2010), "Agora é Que Conta" (2010-2011) ou "Dá Cá Mais Cinco" (2011-2012), o canal de Queluz de Baixo volta a apostar em concursos para o período da tarde, desta vez na faixa das 19h. O objetivo é vencer a RTP1, com "O Preço Certo", e subir os números "nada famosos" do horário - que, mesmo com a subida dos últimos meses, estão longe de ser os esperados. Há algum tempo que o horário das 19h tem sido o grande problema da TVI. A queda de audiências tem-se verificado e as reposições já não chegam para liderar. Atualmente, o "Desafio Final 3: Diário da Tarde" ocupa a faixa e mostra-se, tal como as novelas, numa má aposta.

"The Money Drop" não tem nada a ver com o que a TVI já nos apresentou. Neste programa, o concorrente começa com o prémio total e o objetivo é responder corretamente às 8 questões para que o dinheiro não caia num alçapão. À partida, parece uma aposta muito boa, ao nível dos concursos de horário nobre da RTP, que pode cumprir um dos objetivos da TVI - subir os números do horário.

Teresa Guilherme, rosto conhecido do horário por causa de "Secret Story", será a apresentadora do formato pioneiro. Uma aposta óbvia, visto que a TVI quase nunca dá oportunidade a outros rostos em novos formatos - para além do Goucha ou da Cristina, salvo raras exceções. Para este programa, que será uma lufada de ar fresco e vai, decerto, atrair jovens, porque não apostar em caras como Iva Domingues, Mónica Jardim ou Leonor Poeiras (esta última, "perita" neste tipo de formatos)? Todas seriam uma boa aposta e trariam algo de novo às tardes da estação. Além disso, Teresa está no ar, e em vários horários, desde o inico de "Secret Story 5", já lá vão cinco meses. Porque não fazê-la descansar a imagem?

"The Money Drop" será gravado, segundo várias fontes ligadas ao canal. Não é uma opção que vá mudar o sucesso que o programa pode ter. Se o público gostar vai ver em direto ou gravado. Mas claro, um direto é, para grande parte do público, muito mais interessante. Outros dos aspetos a realçar é o conteúdo de "The Money Drop", que é bom mas pode tornar-se repetitivo e desinteressante. É preciso a TVI inovar e ir introduzindo algumas novidades (sem mudar muito o original) para tornar este formato a companhia dos portugueses, caso contrário, teremos aqui um novo flop. "Agora é Que Conta" é um bom exemplo - o formato era diferente mas a TVI não o soube renovar, sendo "mais do mesmo", com os mesmos conteúdos e os mesmos jogos. É isto que não pode acontecer em "The Money Drop".

O formato tem tudo para subir os números do horário, mas roubar a liderança à RTP1 com "O Preço Certo" será mais dificil. O público do game show já está fidelizado e muito dificilmente muda de canal. Não é uma tarefa impossível, mas uma tarefa que dará muito trabalho. Se é uma boa aposta? À partida sim. O conceito do programa é interessante, nessa parte é "nota 10". O resto só depende da TVI. Enfim, é esperar para ver!

* Não se esqueça de votar na sondagem para decidir o tema da próxima semana

Por: Diário da TV (Marco Filipe)
Uma rubrica com a parceria do "Fantastic Televisão"