Últimas Notícias

"Diário da TV" #20 | Logotipos de sugestão para a SIC


A imagem de um canal de televisão- ou qualquer outra marca- é um dos fatores determinantes para captar a atenção do público. Pode-se dizer que a imagem é o espelho da alma de uma marca. Esta deve ser simples, atual, clara e com um padrão de cor (ou cores) atrativa. Deve ser criada a identidade da marca, para que esta possa destacar-se das demais.

Redireccionando o assunto para a temática da televisão, as principais generalistas RTP1 e TVI mudaram os seus logotipos. No caso do canal público, assistimos a uma simplificação da imagem e criação de unificação entre os canais. Já a TVI, mudou o seu logotipo principal para acompanhar as identidade dos seus canais temáticos. Desde ai, a mudança na SIC passou a falar-se.

A SIC mantém o mesmo logotipo desde a sua existência. Este foi apenas adaptado às novas realidades, ganhando mais dinamismo, cores mais realistas e um movimento mais coerente. A força do logotipo está à vista. As letras S e C formam uma meia roda, que deixa o I no meio. Essa trajetória é preenchida por um tom azul, que se altera para roxo, cor de rosa, laranja, amarelo e volta a repetir as cores até chegar novamente ao azul inicial.

A grande força da marca SIC, porém, não permite utilizar este logotipo para os canais temáticos, pois não se encaixa e estes iriam todos ter uma imagem semelhante. Assim, o canal apostou em imagens diferentes para cada um dos canais. Contudo, os dias de hoje pedem uma unificação dos vários ramos das empresas, e, o mesmo se aplica a canais de televisão- onde a RTP, TVI, AXN, Hollywood, entre outros, já seguem a tendência.

Se pesquisarmos na internet encontramos vários logotipos feitos por internautas de sugestão à SIC. Neste primeira sugestão, vemos a simplicidade dos logotipos, com a palavra SIC a ser igual em todos e a mudar apenas a cor da segunda palavra que acompanha. É uma sugestão interessante, mas acaba por descredibilizar o canal, à semelhança do aconteceu com a TVI após a mudança.

Na segunda sugestão vemos apenas o logotipo principal, mas podemos imaginar como seriam os restantes. Mantemos as mesmas cores de fundo que o atual logotipo tem e o arco que o caracteriza, embora noutro segmento. É atual e poderia ser uma aposta do canal.

sptcanal para Foro
O terceiro e último logotipo de sugestão encontrado para o canal 3, já mantém a identidade SIC e dos canais temáticos. Se tivéssemos que escolher, este seria o mais viável. Apesar disso, a palavra SIC deveria estar separadas das restantes.

Adicionar legenda

Na próxima edição da rubrica "Diário da TV- Especiais" não percam a sugestão de logotipos para a SIC, feito num conceito simples, apenas para demonstrar a ideia de como deveria ser a imagem do primeiro canal privado em Portugal.

Por: Filipe Vilhena

Sem comentários