Últimas Notícias

"Duelos da TV" #19- "A Praça" vs. "Você na TV!"


Mais uma vez os "Duelos da TV" prometem surpreende-lo e prende-lo ao ecrã. Qual o melhor programa? É essa pergunta que vê respondida no final de cada edição.


A PRAÇA

Estreada a 18 de setembro de 1995, "Praça da Alegria" (antiga designação) foi recuperada pela nova administração da RTP1 a 21 de setembro de 2015 com o nome "A Praça", substituindo assim "Agora Nós" (que passou para as tardes) nas manhãs.

"A Praça" junta nos estúdios do Porto Jorge Gabriel e Sónia Araújo, que trazem todos os dias temas relacionados com a saúde, bem-estar, culinária e muitas rubricas. A equipa fica composta com os repórteres Hélder Reis e Catarina Camacho.

A ideia da RTP de fazer regressar "A Praça" foi excelente! Este é um programa com história, faz parte do ADN no canal e depois de ter estado cerca de 1 ano fora do ar, regressou na altura certa. A estação pública fez o talk show regressar ao Porto, às suas origens e devolveu-lhes os seus apresentadores. Tudo isto resultou num formato excelente e diferente da concorrência.

O único "se não" deste regresso foi o facto de ter feito o "Agora Nós" passar para as tardes. A Tânia e o Zé Pedro estavam bem nas manhãs, e como o "Há Tarde" tinha que terminar, fazia todo o sentido "A Praça" ir para as tardes, onde poderia marcar até melhores resultados.

Sónia Araújo e Jorge Gabriel trabalham juntos há bastante tempo e a sua cumplicidade é notória. Sabem estar, fazem-nos rir. São uma dupla muito trabalhadora e isso passa para o lado de cá. O único problema da dupla é o facto do Jorge ainda "apagar" um pouco a Sónia, mas com o tempo certamente isso vai mudar.

Hélder Reis, que também acompanha esta dupla há algo tempo, foi uma ótima escolha para repórter, também por ter participado na "Praça da Alegria". Já Catarina Camacho, a "mulher forte" da RTP, foi a surpresa do formato. A Catarina, apesar de jovem, demonstra um enorme talento e trouxe a esta equipa ainda mais qualidade e frescura.

"A Praça" afasta-se dos canais privados pois aborda temas mais leves, não tendo em estúdio as típicas histórias "deprimentes". De segunda a sexta Sónia e Jorge recebem em estúdio personalidades da televisão, ou pessoas determinadas que estão envolvidas em causas solidárias ou projetos que acrescentam algo à sociedade.

A RTP inovou no cenário do programa (mantendo o público sentado como se estivessem no café) e nas cores, conjugando os azuis com o laranja. Também inovador foi o genérico, com a apresentação dos temas do formato e dos apresentadores. O único ponto negativo é o facto de Catarina Camacho não aparecer no genérico, tal como Hélder, também repórter.

Neste programa podemos também ver várias rubricas de culinária, de saúde, bem-estar, musica e uns momentos de improviso, com Francisco Menezes a imitar várias personagens cómicas. Realçar também o facto de se fazer exercício físico em direto no programa. As rubricas d' "A Praça" são atualmente as com melhor qualidade na televisão portuguesa.

"A Praça" marca ainda pontos por não ter os chatos apelos ao "760". É verdade que no programa o número também existe, mas os apelos são menos e feitos com menor duração, o que não cansa os telespectadores.

Sónia Araújo e Jorge Gabriel ocupam atualmente o terceiro lugar das audiências, apesar de, algumas vezes ficarem à frente do "Queridas Manhãs" (SIC). Os resultados são modestos e com o tempo o programa pode crescer e lutar com a TVI pela liderança.

VOCÊ NA TV!

Manuel Luís Goucha juntou-se à estreante Cristina Ferreira a 13 de setembro de 2004 para conduzirem "Você na TV!" pela primeira vez. O matutino é líder de audiências desde essa altura.

"Você na TV!" é um talk show que privilegia a conversa com o público e traz a estúdio histórias de pessoas que lutam todos os dias pela vida. Além disso, temos também momentos de culinária, temas relacionados com a saúde e dicas dos mais variados assuntos. O formato recebe também várias personalidades televisivas.

Há cerca de 11 anos no ar, o programa das manhãs da TVI é conduzido por Manuel Luís Goucha e Cristina Ferreira. A dupla desde sempre mostrou cumplicidade e foi ganhando cada vez mais o carinho do público até se tornar num fenómeno. Goucha e Cristina marcam pela irreverência e por não terem "papas na língua". São frontais, criticam quando tem que ser e são bastante divertidos. Foram sem dúvida uma excelente escolha para o formato e são a causa do seu sucesso.

"Você na TV!" é o típico talk show das manhãs. Aborda histórias reais, convida personalidades da TV, tem rubricas de saúde, criminais e o "760". A diferença deste programa está na maneira como assuntos são abordados. Os anfitriões sabem diferenciar-se, fazem perguntas diferentes do habitual, são mais descontraídos.

Manuel e Cristina não escondem que odeiam ter que estar constantemente a apelar ao passatempo, por isso, fazem-no menos vezes e de forma menos longa. Tudo isto soma pontos em relação à concorrência.

As rubricas do programa também são interessantes, apesar do Dr. Quintino Aires participar em quase todas. É certo que ele sabe do que está a falar, mas a verdade é que a TVI poderia convidar outros psicológicos. A "Crónica Criminal" destaca-se entre as outras pelos temas que traz a estúdio e pela frontalidade com que são falados.

O que falta em "Você na TV!" são mais momentos musicais, com artistas prestigiados e ao nível do programa. A TVI poderia introduzir estes momentos todos os dias, pois ajudam a descontrair o público e entretém imenso.

O cenário do matutino também não se destaca. Falta cor, falta ali elementos que chamem à atenção. A TVI não sabe inovar nos cenários e aqui nota-se isso. O programa só tem o laranja e o branco, poucas mais cores se vêm a partir da nossa televisão.

Manhã após manhã, "Você na TV!" lidera as audiências televisivas. Neste momento, afasta-se da concorrência da RTP1 e SIC, mas com o tempo o cenário pode mudar. A estação de Queluz de Baixo tem que estar atenta e inovar no talk show todos os dias!

PONTUAÇÃO (0-10)
- "A Praça"- 5 PONTOS
- "Você na TV!"- 5 PONTOS

Por: Marco Filipe