Últimas Notícias

"Segunda Opinião" #51- O Natal também é serviço público


Chegou o mês de dezembro, aquele em que os canais generalistas portugueses nos oferecem uma programação repleta de especiais natalícios. RTP, SIC e TVI preparam esta época e compõem a mesa da sua Consoada com as melhores propostas disponíveis. Não falamos de rabanadas, azevias ou bolo rei, mas sim das emissões dedicadas à quadra. Mas se, normalmente, a Ceia das estações televisivas está repleta de propostas apetecíveis, este ano o Natal será mais pobre do que o habitual.

Uma das grandes ausências neste cardápio acontece na estação de Queluz de Baixo. A televisão que todos os anos nos oferece a "Gala de Natal" mais bem conseguida da televisão portuguesa - patrocinada pelo Continente e pela Missão Sorriso - não contará este ano com uma noite dedicada às caras do canal. O motivo é simples: a mascote da causa solidária trocou o quarto canal pela estação pública. Agora, em vez de Cristina Ferreira e Fátima Lopes fazerem companhia a Leopoldina será Tânia Ribas de Oliveira e Sónia Araújo a dividirem protagonismo com a personagem.

Para assinalar o Natal, a RTP1 preparou uma semana especial dedicada a esta causa. Mas, como já vem sendo habitual, os especiais da estação pública passam sempre despercebidos. Na quinta-feira, dia 10 de dezembro, "A Praça" e o "Agora Nós" foram dedicados à Missão Continente. Ao longo da manhã e da tarde, os apresentadores receberam convidados musicais e caras da estação que apoiaram esta causa. Sempre acompanhados pela Leopoldina e pelo apelo ao telefone - 760 10 10 10 - desta vez por uma boa causa. De saudar as escolhas musicais que pudemos ver em "Agora Nós", misturando cantores mais populares, como Mónica Sintra, com novas promessas da música portuguesa, sendo Sara Paço um bom exemplo.

Também "O Preço Certo" e o "Quem Quer Ser Milionário" ofereceram aos espetadores emissões com convidados especiais. Malato e Fernando Mendes, receberam concorrentes famosos que tiveram como missão ajudar os anónimos que mais necessitam. Depois disso, foi a vez de um especial que ocupou toda a tarde de domingo, dia 13, dedicado também à Missão Continente. Era desta forma que a estação encerrava a semana dedicada à Leopoldina. Ainda assim, ficou a faltar uma gala natalícia - por um lado, a RTP1 fez bem a distanciar-se do que a TVI fez nos últimos anos, mas por outro era uma aposta que poderia primar pela diferença.

Enquanto isso, em Queluz de Baixo, devido à falta de patrocínio da cadeia de supermercados, a gala deverá ser substituída por uma emissão mais simples, também durante o dia, nos programas "Você na TV!" e "A Tarde é sua". Aliado a isso, apenas poderemos ver uns especiais, ao sábado, à tarde, aos quais a TVI chamou "Juntos Fazemos a Festa" - que não são mais do que mais uma maratona de música pimba aliada às chamadas de valor acrescentado.

Na SIC, a programação de natal concentra-se nos especiais de cinema. Tal como é habitual, a estação aposta forte nos filmes de animação e nas películas para toda a família. Durante os dias 24 e 25, a maior parte da grelha é preenchida com estreias que fazem as delícias de miúdos e graúdos. Para além disto, Júlia Pinheiro e a sua equipa ofereceu uma maratona que, à semelhança do que acontece na TVI, transformou os programas de daytime numa espécie de "Natal dos Hospitais". O "Grande Natal" de Carnaxide não foi suficientemente enorme para derrotar a concorrência.

Mas como a mais antiga festa natalícia continua a fazer sucesso, com a emissão do "Natal dos Hospitais", a tradição irá manter-se em 2015. Será esta quinta-feira, dia 17 de dezembro, que a RTP1 dedica todo o dia a esta maratona de música e solidariedade. A festa é igual a tantas outras e, numa altura em que as tardes de sábado e domingo ficam saturadas de maratonas de música popular, o "Natal dos Hospitais" já não é a mesma coisa. Ainda assim, as pessoas rendem-se ao formato e, ano após ano, continua a liderar. É que a magia é sempre especial no "Natal dos Hospitais" e isso também é serviço público. Este ano não deverá ser exceção.

Por: André Oliveira (Fantastic TV)
Uma rubrica com a parceria do "Fantastic Televisão"