Últimas Notícias

"Dá que Falar" #23- A RTP, o Dentinho e o Cinzento


A nomeação de Paulo Dentinho (ainda não aprovada pela ERC) para Diretor de Informação da RTP é uma má notícia. E porquê? Porque Paulo Dentinho não tem experiência no cargo e por outro lado nunca foi um bom jornalista, aliás está longe de o ser. 

 A sua visão cinzenta sobre como fazer jornalismo vai colocar a RTP a noticiar como se fazia nos
anos 80 e, quiça, nos tempos de Salazar. Exagerado, eu? Esperamos para ver.

Mas se aceitou o convite, é porque sabe o que a administração quer para aquela área... Não mais que fazer da informação da estação pública, uma informação cinzenta, chata e sem interesse. 

Resta saber até que ponto os jornalistas da redação toleram isto. Por pouquíssimo tempo, estou certo disso. E sem equipa, o capitão não é ninguém... A esperança da informação ainda são os jornalistas profissionais que levam a sua profissão a sério e que, jamais pactuarão com decisões pouco ou nada transparentes. 

Este é o fim da RTP1... E o fim da RTP no seu todo. O PSD, que acusa o PS de interferências na comunicação social, está perto de conseguir fazer o grande favor a Pinto Balsemão (dono da SIC), o mesmo é dizer, tirar a RTP do caminho da SIC e colocá-la sem espectadores. 

A esperança para a RTP é a vitória do PS ou de outro partido nas eleições sem ser o PSD... Mas até às eleições muitos estragos vão ser feitos na RTP com o dinheiro dos contribuintes. 

Estes chulos que têm como nomes Gonçalo Reis e Nuno Artur Silva estão a ser pagos a peso de ouro para destruir aquilo que é de todos os portugueses. 

Depois há sempre o cão de estimação da SIC, o Eduardo Cintra Torres, aquele que se diz crítico e isento mas que só diz mal da RTP e dos seus profissionais, onde raramente (para não dizer nunca) diz mal da sua amante SIC. É o que temos, mas também somos um povo que quando querer coloca esta gentalha ou "gentuça" (como diria José Castelo Branco) no seu devido lugar.

Por: Rui Miguel