Últimas Notícias

"Dá que Falar" #21- O veneno do Zé Gabriel Quaresma


O jornalista da TVI, José Gabriel Quaresma, sugeriu a um amigo, através do facebook, que colocasse uma bomba no avião onde seguiam muitos adeptos sportinguistas. 

A polémica não demorou a estalar, como já era de esperar, só o Zé Gabriel Quaresma é que pensou que o seu comentário passaria despercebido na página do amigo. Errado! 

A polémica estalou de tal forma que o jornalista da TVI, segundo consegui saber em exclusivo, já pediu ao seu director de informação, Sérgio Figueiredo, para que o deixasse afastar durante uns tempos da função de pivot, para não prejudicar o canal de notícias da TVI, o TVI24. 

Resultado: recebeu várias ameaças, as quais visavam o próprio e a sua família, teve de apagar o seu comentário e pediu desculpas. Como jornalista que é e, tendo sendo um jornalista que esteve ligado ao desporto da TVI durante muitos anos, já deveria ter aprendido que o futebol move montanhas... Para o bem e para o mal. 

E, sendo ele uma figura pública, já deveria saber que estando numa rede social, que é um local onde as piores emoções do Ser humano "saem à rua" em toda a sua força e plenitude, o que escreve é sempre captado por imensas pessoas. 

Esta já não é a primeira vez que o jornalista da TVI se envolve em polémicas, pois muitas vezes, utiliza a sua página de facebook para dizer o que lhe vai na alma, o que, por vezes, gera polémica e alarido de porporções elevadas. 

Sendo a sua página de facebook pessoal, onde ele sente que pode dizer tudo e mais alguma, nunca se pode esquecer que é figura pública, para o bem e para o mal, mesmo alegando que na sua página de facebook é, apenas, o Zé Gabriel que tem vida para além da TVI e que também tem direito à opinião como um cidadão anónimo. 

E, de facto, tem direito a ter a sua própria opinião como cidadão. Ninguém lhe pode roubar esse direito. Mas, por vezes, a cautela é a nossa melhor amiga. 

O Zé Gabriel Quaresma acabou por provar do seu próprio veneno, mesmo tratando-se, segundo ele, de uma brincadeira sem intenção. Os adeptos sportinguistas têm também eles o direito de opinar mas, quando se chega ao facto de ameaçarem o José Gabriel Quaresma e a sua família, se razão tinham, acabam por perdê-la na sua totalidade. 

E é aqui que a maioria dos adeptos, sejam eles do Sporting, do Benfica, do Porto ou de outro clube qualquer pecam, ou seja, quando se parte para as ameaças e para a violência não há razão nenhuma no mundo que perdure, mesmo que a tenham. 

Afinal, para quê tanto ódio, provocações, ameaças e violência em torno de um desporto? Valerá a pena tudo isto, se afinal de contas quem ganha fortunas com tudo isto são os clubes e os jogadores? O desporto não é violência... nada justifica os actos menos bom por causa do desporto-rei. Estas atitudes dão que pensar ... Sempre foi assim no mundo do futebol ... Valerá a pena perder a vida por causa de um clube, como já se perderam tantas? Bem, na cabeça de alguns valerá e, a este tipo de pessoas não chamo gente, chamo-lhes Bichos Irracionais.

Boa semana!

Por: Rui Miguel