Últimas Notícias

"Dá que Falar" #2- A Fátima da RTP


Se há jornalistas mal aproveitados na RTP, Fátima Campos Ferreira é um desses casos. 

Há anos entregue ao "Prós e Contras", o maior debate da televisão portuguesa, a RTP esqueceu-se o quanto Fátima é uma mais valia para a credibilidade da informação da estação pública. Acho até mesmo que a Fátima também se esqueceu da força que tem na televisão junto do público. 

Acredito que a missão do "Prós e Contras" seja muito importante para a Fátima Campos Ferreira, compreendo que não queira arredar pé do formato enquanto este durar. Mas uma coisa é certa: a RTP precisa, cada vez mais, do profissionalismo dela, e de pessoas como ela, numa altura em que continua a perder e a rescindir com os seus bons profissionais. 

Lembro-me do dia em que Emídio Rangel chegou à RTP e colocou logo mãos à obra. Até hoje, foi o único director de informação (e de programas ) que conseguiu tirar o melhor de cada profissional cá para fora. E, Fátima Campos Ferreira, foi um desses casos. Depois de uma imagem renovada, Emídio Rangel colocou-a na linha da frente do jornalismo. É certo e sabido que muitos directores de informação nunca trataram bem os grandes jornalistas que aquela casa tem. 

Fátima Campos Ferreira chegou a deixar o "Telejornal" para passar a apresentar o "Regiões", numa autêntica despromoção para a jornalista que sempre tinha vestido a camisola da estação. Há maldades que se cometem sem justificação alguma. Enfim ... 

E por falar em "Telejornal". Não seria Fátima Campos Ferreira a solução para os fins-de-semana? E as "Grandes Entrevistas" não ficariam melhor entregues a ela? 

Por vezes, é preciso fechar ciclos e, secalhar, o "Prós e Contras" já não faz sentido, porque a RTP precisa da Fátima no seu melhor. Uma jornalista que conduz um debate de 3 horas em directo, que exige uma vasta preparação, só prova o quanto ainda tem para dar à RTP e à sua informação. 

É isto que o actual director de informação da RTP tem de ver e fazer a Fátima ver. O telespectadores agradecem e a informação também.

Por: Rui Miguel