Últimas Notícias

"Diário da TV- Especiais" #23 | RTP1: Que mudanças deve trazer setembro? [Parte 2]


Setembro já chegou e os canais de televisão já começam a preparar alterações nas suas programações, trazendo novidades e "limando arestas".
A RTP1 segue a mesma tendência. O canal público apresentou ontem as novidades da sua programação para a rentrée. Depois de termos falado no daytime [VER AQUI] apresentamos algumas mudanças para o horário nobre.

Tal como foi dito na última emissão, todos os espaços informativos diários da RTP1 necessitam de uma nova imagem- excepto o "Portugal em Direto". Como principal bloco de informação, o "Telejornal" deve privilegiar de uma imagem atual, com mais cores e um grafismo mais composto. A sua duração, segundo a nossa sugestão, deve enquadrar-se nos 45 minutos de informação diária.

As noites de segunda-feira, com a emissão do "Prós e Contras", sofrem alterações. "Cá Por Casa" deve surgir logo a seguir, começando pelas 21h30. Temos depois "Quem Quer Ser Milionário", que seria outra das grandes novidades da programação. O formato deveria regressar com Tânia Ribas de Oliveira, que precisa de uma oportunidade em horário nobre e, certamente, se mostraria à altura do desafio. De modo a se comprometer em cumprir serviço publico, a RTP deve apostar numa série documental, pelas 23h00. A fechar a noite, a reposição d' "A Praça".


Com emissão terça, quarta e quinta, "Joker" teria inicio ás 20h45. Assim, o formato iria concorrer com os informativos da SIC e TVI e conseguiria prender mais público do "Telejornal", ou seja, que já tinha visto as noticias da noite. Pelas 21h20 chegava a ficção ao canal 1. A aposta deveria ser de humor. "Bem-vindos a Beirais" resultou bem e o canal deve voltar a fazer um produto de ficção dentro do mesmo género. Com o horário das 21h20, a série iria concorrer com o final da informação das privadas e o intervalo comercial. Seria uma estratégia de agarrar algum público em zapping e também o público do "Joker". "Quem Quer Ser Milionário" faria as honras em seguida.

O período das 23h é talvez o mais critico para escolher uma opção. Se às quintas-feiras temos o "5 Para a Meia-noite" (que está ótimo com apenas uma emissão semanal), nos restantes dias surge o problema de qual seria o produto que melhor se adaptaria. A opção pensada para os dias de terça, quarta e sexta-feira, seria 3 novos formatos. Para terça, uma nova temporada de "Portugueses Pelo Mundo", uma série de época ou outro programa que oferecesse serviço público. Quarta , poderia passar pela emissão de "Conversas ao Sul"- um talk show da RTP África que traz o melhor de quem vive abaixo do Equador. E sexta um novo programa de humor- com Maria Rueff e António Raminhos.

SEGUNDA-FEIRA
20H00- Telejornal
20H45- Prós e Contras
21H30- Cá Por Casa
22H00- Quem Quer Ser Milionário (com Tânia Ribas de Oliveira)
23H00- Série Documental
23H45- A Praça- Repetição

TERÇA E QUARTA-FEIRA
20H00- Telejornal
20H45- Joker
21H20- Série de Humor
22H00- Quem Quer Ser Milionário
23H00- Novos programas- Portugueses pelo Mundo / Conversas ao Sul
23H45- A Praça- Repetição

QUINTA-FEIRA
20H00- Telejornal
20H45- Joker
21H20- Série de Humor
22H00- Quem Quer Ser Milionário
23H00- 5 Para a Meia-noite
23H45- A Praça- Repetição

SEXTA-FEIRA

20H00- Telejornal
21H00- Sexta às 9
21h30- Série de Humor
22H00- Quem Quer Ser Milionário
23H00- Novo programa- Humor (Maria Rueff e Raminhos)
23H45- A Praça- repetição

Por: Filipe Vilhena

Sem comentários