Últimas Notícias

"Segunda Opinião" #122- "Terra Nossa": a melhor aposta da SIC?

Estreada a 29 de setembro de 2014, "Segunda Opinião" é uma parceria com o site Fantastic Televisão, onde todas as semanas é abordado um assunto do mundo televisivo.


César Mourão está de volta às noites de domingo, com um novo formato. "Terra Nossa" é o nome do programa que leva o apresentador e humorista a terras portuguesas, com o objectivo de descobrir os segredos das localidades.

Adaptado do original dinamarquês "Comedy on the Edge", a primeira temporada do programa em Portugal é composta por quatro episódios e é dedicada a estrelas da selecção nacional. No mês em que tem início o Mundial de Futebol, a SIC decidiu visitar as terras de Cristina Ronaldo, Rui Patrício, Fernando Santos e Bruno Alves.

Assim, César Mourão rumou a santo Anónio (Funchal), Regueira de Pontes (Rui Patrício), Gaeiras (Óbidos) e Póvoa de Varzim. O objetivo parece simples, mas tudo é possível neste formato. Durante 48 horas, a equipa vai percorrer as ruas das localidades, para conhecer as pessoas da terra e ouvir as suas histórias, com o objetivo de criar um espetáculo de stand-up exclusivo apresentado aos habitantes. Em casa, o que resulta é um programa com cerca de 45 minutos, com os melhores momentos destes dois dias.

Em "Terra Nossa", César Mourão volta a provar que é um dos melhores improvisadores do nosso país - ou, provavelmente, o melhor - e este programa leva-o para fora dos estúdios e cria uma relação directa com o público. E se a capacidade de improviso do apresentador é crucial para o sucesso do programa, também a intervenção dos habitantes das várias terras acaba por ser importante para criar dinâmica ao formato. Produzir um espetáculo de stand-up em apenas 48 horas não é fácil. Se juntarmos a isto todos os depoimentos recolhidos nas ruas, a tarefa torna-se ainda mais complicada.

Mas "Terra Nossa" consegue-o, provando que é possível adaptar um formato internacional e torná-lo bastante português. Enquanto a TVI continua em apostar na nova temporada do "Secret Story" e a RTP1 exibe filmes portugueses no espaço deixado vago pelo "Got Talent Portugal", a SIC continua uma aposta relativamente recente nos programas de entretenimento que trazem também humor às noites de domingo. Depois da nova temporada de "Vale Tudo", do bem sucedido "D'Improviso - um programa original da SIC - e do fracasso de "DivertidaMente", o "Terra Nossa" parece ter agradado ao público.

Embora as audiências não tenham levado o programa de César Mourão até à liderança, fez com que os valores estabilizassem e o número de espectadores subiu substancialmente em relação ao seu antecessor. Depois desta série especial dedicada à selecção nacional, ainda não está confirmada uma nova temporada de "Terra Nossa", embora a aposta pareça fazer sentido. Até lá, as noites de domingo da SIC serão ocupadas pela magia de "Minutos Mágicos" e os apanhados do "Não Ha Crise" durante os meses de verão.


Por: André Pereira (Fantastic TV)
Uma rubrica com a parceria "Fantastic Televisão"    


Sem comentários