segunda-feira, 2 de abril de 2018

"Segunda Opinião" #117- "Divertidamente": Estarão os jogadores realmente hipnotizados?

Estreada a 29 de setembro de 2014, "Segunda Opinião" é uma parceria com o site Fantastic Televisão, onde todas as semanas é abordado um assunto do mundo televisivo.

Estreou há menos de um mês nas noites da estação de Carnaxide, o novo programa de João Manzarra. O formato é novo em Portugal e prometia "dar a volta à cabeça dos portugueses", segundo algumas das promoções passadas em antena.

O conceito de "Divertidamente" é simples: os concorrentes são hipnotizados e sujeitos a situações de puro humor, onde o objetivo é somente entreter quem está em casa. Desde tocar em animais selvagens, como declarar-se a João Manzarra, tudo é feito neste formato, até levar com tardes na cara, algo que atualmente é recorrente nas generalistas- ora recorde-se de "Nunca Digas Nunca".

Este é o formato certo para quem procura uma noite divertida, sem momentos de tensão ou tristeza- algo que acontece na concorrência, ora com os concorrentes do "Got Talent Portugal", ora com o "Secret Story 7". Muitos se questionam se "Divertidamente" ensina alguma coisa e o que o mantém no ar. A resposta é simples: o programa não ensina nada e o que o mantém no ar é o facto de entreter. E é totalmente válido que o formato não ensine nada e sirva "apenas" para entreter.

O papel de um programa não passa obrigatoriamente por ensinar algo, mas se a sua mecânica assim o permitir, melhor para o espectador, que é entretido ao mesmo tempo que aprende algo. A verdade, que o formato é criticado porque muita gente não acredita que os concorrentes estão mesmo hipnotizados. É discutível realmente essa questão, mas deve ficar ao critério do espectador, pois sem provas não há teses a defender.

João Manzarra foi mais uma vez aposta da SIC para os domingos à noite. O apresentador é dos rostos mais jovens em televisão e com mais apostas garantidas e em horário nobre. É bom o reconhecimento que Manzarra tem, mostra ao público que a faixa jovem também é capaz de fazer um bom trabalho. O ex apresentador de "Ídolos" é divertido e tem a "mente" certa para este programa.

Quanto às audiências, "Divertidamente" mantém-se abaixo da concorrência da TVI e, com a estreia de "Got Talent Portugal", caiu para os 16.4% de share. Contudo, os números não são totalmente negativos e estão dentro dos valores atuais da SIC para o domingo.

Por: Filipe Vilhena (Diário da TV)
Uma rubrica com a parceria "Fantastic Televisão"   

Partilhe esta notícia

0 comentários: