Últimas Notícias

"Querido Diário" #17 - Sábados de constante mudança na TVI- Sugestão de grelha



Querido Diário,

Esta semana vamos olhar para os sábados da TVI, que continuam a mudar de semana para semana e, ainda assim, ficam abaixo da expectativa.

Se nos restantes dias o canal mantém uma grelha coerente, aos sábados isso não acontece. "Nunca Digas Nunca", "A Casamenteira", "Querido, Mudei a Casa" e "Querido, Comprei uma Casa" são alguns dos formatos que já passaram pelas tardes da generalista mas tiveram ordem de saída, sem qualquer explicação por parte dos responsáveis.

Atualmente, a tarde inicia-se com um "Diário: Secret Story 7" e logo a seguir um "Compacto: Secret Story 7". Depois temos "Câmara Exclusiva", um filme e duas emissões de "Apanha se Puderes: VIP". Fazendo uma analise breve desta programação, verificamos que a oferta da TVI é mais do mesmo do que temos aos dias de semana. O cinema continua ainda a faltar nas tardes do canal e o fator novidade também.

É certo que "Secret Story 7" deve ter um espaço na grelha de sábado à tarde, de modo a chegar a mais espectadores, mas a repetição sem fim de imagens que deram ao longo da semana e são ainda repetidas às 00h do mesmo dia não parece a melhor ideia. O ideal seria um bloco em direto com Olivia Ortiz onde a voz realiza-se provas com os concorrentes. A emissão seria completa com o concorrente que saiu no último domingo, que iria comentar o que se estava a passar e poderia mandar perguntas para dentro da casa.

Depois, "Câmara Exclusiva" continuaria a ser a melhor aposta. Apesar disso, seria bom a TVI rever o programa e faze-lo regressar às suas origens. O logotipo, o grafismo (que mistura demasiadas cores) e o facto de não existir um estúdio tiraram o encanto ao magazine. Uma imagem mais atual, com um cenário faria diferença. Quanto à apresentação, Mónica Jardim, Pimpinha Jardim e Marta Andrino conseguiram melhorar a sua cumplicidade mas ainda há caminho a percorrer.

Passando para o horário das 19h, onde está a segunda parte de "Apanha se Puderes", temos mais uma vez o problema da falta de novidade. O programa de Cristina Ferreira é emitido de segunda a quinta e a apresentadora está em dose dupla em "Você na TV!" aos mesmos dias. Seria interessante assistir a outro formato nesta faixa, apesar das boas audiências que este dá.

Assim sendo, fica a sugestão das tardes de sábado da TVI:

14h30- Secret Story 7: Desafio de Sábado
15h30- Câmara Exclusiva
16h40- Cinema
18h30- Cinema
20h- Jornal das 8

Boa semana a todos,

Filipe Vilhena

Sem comentários