Últimas Notícias

"Segunda Opinião" #106- Mudanças nas tardes da SIC: Uma boa aposta?


Estreada a 29 de setembro de 2014, "Segunda Opinião" é uma parceria com o site Fantastic Televisão, onde todas as semanas é abordado um assunto do mundo televisivo.

Depois de várias apostas falhadas ao inicio da tarde, como “Boa Tarde”, “Grande Tarde” e mais recentemente “Juntos à Tarde”, a SIC decidiu investir em ficção para o período até às 19h.


Se a promessa se fizer cumprir, o canal terá após o “Primeiro Jornal” duas novelas (uma delas- pelo menos- será reposição). Para ajuste de programação, as tramas terão episódios com uma enorme duração, visto que o “Juntos à Tarde” chegava às 2 horas de emissão.

Assim sendo, a SIC passa a ter 6 produtos de ficção na sua grelha, somando a trama normalmente emitida de madrugada, à que ocupa o período das 14h45 com as três de horário nobre e, claro, a “novidade” para o período da tarde.

É certo ainda que João Baião e Rita Ferro Rodrigues ficarão, para já, sem projetos, juntando-se a várias como Bárbara Guimarães e Andreia Rodrigues.

Pouco se sabe sobre a nova aposta, mas o canal confirmou que será uma novela a ocupar a faixa. O objetivo é afastar-se das ofertas da RTP1 e TVI, que emitem, respectivamente, “Agora Nós” e “A Tarde é Sua” e subir as audiências, em queda há vários anos e que deixam a SIC, por vezes, em terceiro lugar.

A ideia do canal já foi contestada por vários espectadores, que afirmam que as audiências não vão melhorar. A verdade é que a faixa das 15h-18h (sensivelmente) das generalistas é ocupada por talk shows e não ultrapassa em grande número os 500 mil espectadores.

Este é um período consumo maioritariamente por idosos, mas não só. A verdade é que com o aumento do desemprego são cada vez mais os jovens a ficar em casa. Além disso, mesmo a população mais velha já está aberta a outros conteúdos (não muito “arrojados”) mas diferentes. É nisso que os canais se devem focar para aumentar o público.

A SIC vai assim voltar à sua génese e transmitir novelas pela tarde a fora, confrontando a TVI com uma “nova” aposta. Será que o canal vai conseguir finalmente recuperar espectadores?


Por: Filipe Vilhena (Diário da TV)
Uma rubrica com a parceria "Fantastic Televisão"

Sem comentários