Últimas Notícias

"Diário da TV" | Sinais que mostram que a TV precisa de mudança


É talvez a questão que mais se aborde atualmente no "mundo" dos amantes do audiovisual: A televisão generalista portuguesa precisa de renovação, para que volte a ganhar o espaço que tem vindo a perder junto do público.

Vamos então analisar os sinais que mostram que a TV precisa de mudança, para que possamos debater possíveis soluções para este problema.

1º SINAL- PERDA DE AUDIÊNCIAS PARA OS CANAIS TEMÁTICOS
Não é de hoje a perda de audiência dos canais generalistas (RTP1, RTP2, SIC e TVI) para os canais temáticos da plataforma Cabo, que tem vindo a ganhar adeptos e atualmente soma mais de 40% dos espectadores.

Sendo assim, as generalistas estão a um passo de perderem a maior fatia dos fies à televisão para os canais de Cabo.

2º SINAL- A MONOTONIA DO CONTEÚDO
As novelas e os talk shows vieram para ficar na grelha dos canais generalistas (RTP1, SIC e TVI), que ocupam mais de metade da sua programação semanal com este tipo de conteúdo. O restante tempo divide-se entre informativos e um ou outro programa ou filme que se afasta da monotonia.

A verdade é que os espectadores querem outro tipo de conteúdo diariamente, como séries, grandes formatos de entretenimento ou cinema. A aposta neste género de conteúdo é ainda deficiente e tornou os canais abertos num poço sem fundo de monotonia.

Enquanto isso, a Cabo oferece canais dos mais diversos conteúdos, e por isso conseguiu nos últimos anos um crescimento positivo no que diz respeito a audiências.

3º SINAL- FALTA DE ESPAÇO PARA OS MAIS NOVOS

Todos conhecemos aquela expressão que diz que "As crianças de hoje são os adultos de amanhã" e os canais generalistas deviam considerar esta frase para alterarem os seus conteúdos de modo a que os  jovens (crianças e adolescentes) vissem o seu espaço na televisão diariamente.

Se os quatro principais canais apostassem em conteúdo jovem, as crianças de hoje iriam ver a televisão de amanhã, ou seja, continuariam fieis ao canal que lhes ofereceu bom conteúdo durante mais tempo.

Estes são apenas os principais fatores que mostram que a TV precisa de mudança, mas existem mais. O que acharam do artigo? Deixem em baixo a vossa opinião.

Por: Filipe Vilhena

Sem comentários