Últimas Notícias

"Segunda Opinião" #75- "Grande Tarde"


Estreada a 29 de setembro de 2014, "Segunda Opinião" é uma parceria com o site Fantastic Televisão, onde todas as semanas é abordado um assunto do mundo televisivo.

"Grande Tarde" 

Foi em outubro de 2014 que Luciana Abreu, João Baião e Andreia Rodrigues e estrearam nas tardes da SIC. O grande objetivo do novo programa era a subida de audiências, uma vez que o seu antecessor, o "Boa Tarde", nunca convenceu completamente os portugueses. Ainda assim muitos espectadores criticaram esta mudança e, de facto, os resultados não subiram com a estreia do “Grande Tarde”, tendo até piorado drasticamente.

Nos últimos dois anos e meio, poucas foram as vezes em que o "Grande Tarde" foi além dos 15% de share e muitas vezes não chegou sequer aos dois dígitos. Costuma-se dizer que quando algo "nasce torto, tarde ou nunca se endireita", um ditado que se podia aplicar ao percurso do programa.

Na altura da estreia, a estação apostou forte em João Baião, naquela que foi uma das grandes transferências televisivas dos últimos anos. O apresentador trocou a RTP pelo terceiro canal, começando por apresentar "Sabadabadão". Depois passou também a conduzir "Grande Tarde" e "Portugal em Festa". Hoje, nenhum destes formatos está no ar e o motivo é o mesmo: as fracas audiências.

Afinal, o problema é de João Baião? Terão os portugueses castigado o energético apresentador por ter "abandonado" Tânia Ribas de Oliveira para se juntar a Andreia Rodrigues e Luciana Abreu? Talvez não, até porque João Baião será, provavelmente, a grande mais valia do "Grande Tarde". O motivo para o fracasso nas audiências varia em cada um dos programas. Mas a estrutura e o formato de cada aposta parece ser mais importante para estes resultados do que a prestação do apresentador.

A SIC tentou contornar os resultados e a primeira mudança aconteceu quando Luciana Abreu deixou a apresentação e se dedicou à representação e à sua carreira musical. Em setembro de 2015, o programa passava a ser apresentado exclusivamente por Andreia Rodrigues e João Baião. Mas os resultados não melhoraram.

Será inevitável afirmar que um dos grandes erros do "Grande Tarde" foi a escolha das caras femininas. Andreia Rodrigues e Luciana Abreu não são as apresentadoras indicadas para um formato de daytime. Luciana tem um enorme talento para cantar e tem dado provas no mundo da representação. Andreia já provou que se sente mais à vontade noutro tipo de formatos de entretenimento. João Baião é que acabou por ser "traído" pela falta de química que existia entre os três. E o "Grande Tarde" acabou.

Chega agora um novo programa, o "Juntos à Tarde". João Baião continua na linha da frente, mas junta-se agora a Rita Ferro Rodrigues, com quem já dividiu o palco de "Portugal em Festa". Habituada a este género de formatos e depois do sucesso de "Contacto", estreado na SIC em 2006, Rita Ferro Rodrigues regressa ao daytime diário. A dupla resulta e espera-se que o "Juntos à Tarde" traga um novo conceito às tardes da SIC e seja, finalmente, a formula para reunir os espetadores à volta do pequeno ecrã.


Só assim o canal de Carnaxide irá recuperar o público, com uma mudança de 180º nas tardes, pois se apenas mudarem a apresentadora e o nome do formato, as coisas podem não voltar a resultar. O público merece algo novo. 

Por: André Pereira (Fantastic TV)
Uma rubrica com a parceria do "Fantastic Televisão"

Sem comentários