Artigos recentes

"Segunda Opinião" #47- "A Quinta": o reality que poucos vêem


Depois de várias edições de sucesso de "Big Brother", "Secret Story" ou "Quinta das Celebridades", entre outros,  a estação de Queluz de Baixo decidiu continuar a apostar nos reality shows e estreou "A Quinta", uma nova versão da "Quinta das Celebridades". Este "novo" programa mistura anónimos e famosos quem têm um único objetivo quando entram n' "A Quinta": cuidar dos animais e cumprir todas as suas tarefas de modo a chegar à final do programa e habilitar-se ao prémio de 30 mil euros. Mas não é tudo. Os concorrentes terão ainda de conviver 24/24 horas com outras pessoas e os conflitos podem acontecer.

Para o leque de concorrentes famosos, a TVI apostou em Sara Norte, Paulo Freitas do Amaral, Romana, Carlos Costa, Santiago, Merche Romero, Rúben da Cruz, Marta Cruz, Saúl, Liliana Aguiar e Gonçalo Quinaz. Ainda neste grupo entram Larama, Luna e Kelly Madeiros, que apesar de terem entrado no leque de famosos, pouca gente os conhecia em Portugal, pois estes foram participantes no "Big Brother" em Angola (os dois primeiros) e no Brasil (a última). Logo aqui a TVI falhou.

Os concorrentes famosos de celebridades têm pouco, por isso, despertam pouco o interesse do público. A TVI andou nos "saldos" e escolheu concorrentes fracos. Chegou a falar-se de nomes como José Carlos Pereira, uma aposta que seria muito mais forte e contribuiria para o sucesso do programa.

Já os anónimos também poderiam sido mais bem escolhidos. Apesar de Inês, Pedro, Liliana e Angélica formarem um grupo de concorrentes muito participativo nas tarefas da casa, estes sempre foram muito "apagados", principalmente Inês e Angélica, que pouco aparecem nas imagens dos diários.

Para um formato familiar como este, a estação de Queluz de Baixo deveria ter arranjado nomes mais "sonantes" no ouvido do público e concorrentes anónimos que despertassem mais o interesse e trouxessem algo ao programa. Este é o primeiro ponto contra o formato da TVI.

O segundo é mesmo a apresentadora. Depois de conduzir sem nenhuma pausa "Secret Story 5", "Desafio Final", "Luta Pelo Poder" e "The Money Drop", Teresa apresenta uma imagem gasta e a precisar de se afastar por uns meses do ecrã. O seu estilo de apresentação não varia em muito e a apresentadora não se sabe renovar. Os trocadilhos, as piadas, os risos e até a saudação inicial de "Olá meninos! Olá meninas! Ouvi dizer..." com a sua voz tão característica já cansam o público.

Além disso, a "Madre Teresa" sempre gostou de criar casalinhos onde eles não existem e essa situação piorou quando os resultados d' "A Quinta" começaram a ser negativos. A apresentadora queria transformar este programa num "Secret Story", onde todos os concorrentes faziam "ondulações" na cama uns com os outros.  Esse é mais um grande ponto contra "A Quinta".

Outra grande falha n' "A Quinta" é a falta ritmo. Para além das tarefas obrigatórias (tratar dos animais) e das conversas de "encher chouriços" entre os concorrentes, pouco mais se vê nos diários. A TVI deveria criar jogos e pôr os concorrentes a competir entre si para ganhar imunidades, nomeações diretas e coisas para melhorar A Quinta.

Teresa Guilherme culpabiliza a TVI pelos maus resultados do programa pois falta um diário às 21h. A apresentadora tem razão, mas a verdade é que os elevados custos d' "A Única Mulher" não lhe permitem passar para segundo horário, pois iria perder audiência e o canal perderia dinheiro.

Talvez a TVI possa chegar ainda a um meio termo e salvar o programa. Se o quarto canal terminar o "Jornal das 8" cerca de 7 minutos mais cedo e abdicar de 2 ou 3 minutos de publicidade, pode fazer um "mini diário" apenas com as imagens centrais. Ainda assim, não será este bloco a fazer milagres.

Este formato tem a receita ideal para liderar, mas a TVI não o soube aproveitar. "A Quinta" vai terminar, provavelmente, com um dos piores resultados que algum reality show já fez na estação de Queluz de Baixo. Enquanto isso, "The Voice Portugal" deve continuar a liderar e "Peso Pesado Teen" a perder cada vez a sua audiência.

Por: Marco Filipe (Diário da TV)
Uma rubrica com a parceria do "Fantastic Televisão"

Diário da TV Designed by Templateism.com Copyright © 2014

© Copyright DiáriodaTV . Imagens do modelo de 5ugarless. Tecnologia do Blogger.