Últimas Notícias

José Rodrigues dos Santos comete gaffe considerada homofóbica no "Telejornal"


O jornalista da estação pública cometeu ontem uma gaffe considerada homofóbica durante a apresentação do bloco noticioso, "Telejornal".

José Rodrigues dos Santos disse que Alexandre Quintanilha, um deputado homossexual, foi «eleito, ou eleita, deputado».

O jornalista justificou as suas palavras afirmando que se tratou de um «erro» devido em parte a uma peça anterior no "Telejornal" em que, equivocamente, a deputada do Bloco Domicília Costa era descrita como a deputada mais velha da Assembleia da República, com 68 anos. No lançamento da peça sobre Alexandre Quintanilha, o pivô conta que pensou tratar-se da deputada do Bloco, corrigindo assim, de improviso, o teleponto para dizer "eleita" em vez de "eleito". Segundo a Lusa, o diretor de informação da RTP, Paulo Dentinho, já apresentou um pedido de desculpas ao visado e já ter falado pessoalmente com o deputado. 

Em comunicado, a ERC (Entidade Reguladora dos Media) afirma que «decidiu abrir um processo contra a RTP devido à notícia do "Telejornal" de ontem sobre os novos deputados. A abertura do processo deve-se a indícios de violação de direitos fundamentais dos cidadãos».

Resta assim aguardar por mais desenvolvimento acerca desta polémica, que envolve José Rodrigues dos Santos.