Últimas Notícias

Gravações vão começar a ser medidas


Brevemente, todos os programas que os portugueses gravarem serão alvo de medições audiométricas mais detalhadas. 

Fernando Cruz, diretor executivo da Comissão de Análise de Estudos de Meios [CAEM], anunciou ao SOL que está em fase final de testes um método «que mede o consumo diferido até sete dias» de televisão. Recorde-se que até agora, o tempo despendido pelos espetadores a assistir a gravações de TV é contabilizado na categoria «outros», sem distinção quanto ao conteúdo.

Esta novidade na medição de audiências contemplará três categorias. Em primeiro lugar, contabilizará os programas visualizados nos gravadores de vídeo. Outro tipo é denominado VOSDAL [Viewed On the Same Day as Live], isto é, gravações assistidas no dia da emissão a partir das boxes das operadoras de televisão. Por último, serão também medidas as audiências dos programas vistos durante os sete dias posterior à sua emissão.

A entrada em vigor desta nova técnica de medição de audiências está dependente da aprovação dos membros constituintes da CAEM: meios de comunicação social e anunciantes de publicidade. Fernando Cruz prevê que esta medição «feita em todo o mundo» deverá estar em funcionamento ainda este ano em Portugal».