Últimas Notícias

"Duelos da TV" #18- "Os Nossos Dias" vs. "Duas Caras"


Nesta segunda temporada, os "Duelos da TV" prometem surpreende-lo e prende-lo ao ecrã. Qual o melhor programa? É essa pergunta que vê respondida no final de cada edição.

OS NOSSOS DIAS










Estreada a 16 de setembro de 2013, "Os Nossos Dias" é uma novela "low cost" de longa duração que, na segunda temporada, conta a história de uma jovem que foi deixada à porta de um orfanato e não sabe as suas origens.

Anteriormente emitida às 12h15 (onde somava maus resultados), "Os Nossos Dias" é atualmente aposta para as 14h15 onde marca números muito satisfatórios para a estação pública, visto que fica acima da média do canal, chegando a marcar o dobro em share.

"Os Nossos Dias" destaca-se por ser uma novela "made in Portugal", com histórias tipicamente nacionais, atuais e uma escrita simples, que ilustram bem o pensamento português. Aqui, todas as classes sociais são retratadas- desde os mais pobres aos mais ricos.

Esta é uma telenovela que aborda a crise que se vive atualmente, a emigração e imigração, as lutas pelo poder, o amor, a vingança e um tema muito delicado e pouco abordado na ficção: o abandono de crianças.

Outra das grandes diferenças d' "Os Nossos Dias" é o facto de ser uma novela de longa duração, que já vai (somando as duas temporadas) em 511 episódios, ou seja, é a telenovela mais longa já produzida em Portugal.

Esta é uma forma muito utilizada noutros países para poupar dinheiro em produções. Foi uma aposta muito certeira da RTP1, que conseguiu na segunda temporada da trama renova-la, não a tornando "gasta" e repetitiva.

"Os Nossos Dias" conta com Sara Barradas e Luís Lourenço como protagonistas. Ambas personagens que se destacam pela boa interpretação. De realçar também Luísa Cruz, Patrícia Candoso, Anabela Pires e Eurico Lopes.

O núcleo cómico, que se manteve igual ao da primeira temporada, também está todo de parabéns pelas gargalhadas que fazem o telespectador dar. Sandra Faleiro, Miguel Costa, Joaquim Nicolau e Rui Melo constituem os taxistas d' "Os Nossos Dias".

Depois de duas temporadas, é certo que este será o fim da trama da hora de almoço da RTP1. A verdade, é que tudo tem o seu tempo e para "Os Nossos Dias" sair pela "porta da frente" terá que terminar agora. Já dizia o ditado: "Tudo o que é demais cansa!"

DUAS CARAS










Emitida originalmente pela TV Globo entre o ano de 2007 e 2008, "Duas Caras" é uma novela brasileira que está em reposição no inicio da tarde da SIC. Atualmente a trama mantém excelentes resultados, chegando assim a liderar algumas vezes.


A trama conta a história de vingança de duas mulheres, Maria Paula (Marjone Estiano) e Maria Silvia (Alinne Morais), contra um vilão que tem duas caras: Marconi/Adalberto (Dalton Vigh).

"Duas Caras" é uma das novelas da TV Globo com mais ação e ritmo. Distingue-se por estar sempre algo a acontecer e por a história não ter partes de "encher chouriço".

O tema principal da novela foi muito bem explorado por Aguinaldo Silva, assim como os restantes. A bissexualidade, o preconceito, as lutas pelo poder, o amor e a probreza são os temas secundários desta produção.

Também o elenco de "Duas Caras" foi muito bem escolhido. A novela conta conta com grandes nomes da representação onde de destacam, para além dos protagonistas já mencionados em cima, Susana Vieira, Antônio Fagundes, Débora Falabella, Renata Sorrah, Flávia Alessandra e o já falecido mas inesquecível José Wilker.

Depois de apostar em algumas reposições portuguesas para o horário, a SIC finalmente percebeu que o público quer no ar novelas brasileiras. "Rosa Fogo", "Podia Acabar o Mundo", entre outras, foram (re)apostas falhadas.

A verdade é que "Senhora do Destino" (a última novela a terminar no inicio da tarde da SIC) foi uma aposta vencedora, pois conseguia liderar grande parte dos dias. "Duas Caras" segue o mesmo caminho e espera-se que saia "pela porta principal".

Depois desta, a estação de Carnaxide deve continuar a apostar em tramas brasileiras para repor no horário das 14h45. É uma boa aposta, o público precisa de um horário para rever as grandes produções de ficção.

"Duas Caras" é assim uma aposta certeira nas tardes da SIC. Resta saber se as suas sucessoras continuarão o seu trabalho.

PONTUAÇÃO (0-10)
- "Os Nossos Dias"- 5 PONTOS
- "Duas Caras"- 5 PONTOS

Por: Vitória Margarida