Artigos recentes

"Segunda Opinião" #40- "Não Há Crise!": os apanhados ainda resultam?

O "Não Há Crise!" voltou à SIC em junho para uma nova série de “apanhados” apresentados por Rita Andrade e João Ricardo. O formato de sucesso que se estreou na estação pelas mãos de Nuno Graciano em 2008 continua a fazer parte da escolha televisiva dos portugueses, sete anos depois.

O conceito é muito simples: uma série de gags importados do formato canadiano "Just for Laughs Gags" provocam o riso dos portugueses. Entre estes blocos de imagens, os apresentadores lançam algumas piadas sobre o que vamos ver. É simples, económico e resulta.

O "Não Há Crise!" tem sido aposta da SIC todos os verões. Este ano, a estreia voltou a provar que os portugueses ainda gostam de se divertir com situações embaraçosas de “apanhados”. O programa liderou contra a telenovela "Mulheres" da TVI e chegou em força ao horário nobre de sábado da SIC – substituindo "Shark Tank", que não tinha resultado tão bem.

A verdade é que bastou a TVI colocar à mesma hora uma aposta mais forte – a telenovela "Jardins Proibidos" – para o "Não Há Crise!" passar de “bestial a besta” e os resultados audiométricos descerem. Ainda assim, se olharmos para os últimos formatos nas noites de sábado e domingo da SIC, este é um dos que consegue resultar melhor e a um custo bastante inferior.

É por isso mesmo que podemos dizer que os típicos “apanhados” ainda funcionam em televisão e que os portugueses continuam a consumir estes formatos de entretenimento light, típicos nas noites de verão e para serem vistos em família ou com os amigos.

A prova disso é que nas últimas duas semanas a SIC apostou no "Não Há Crise!" também ao domingo, emitindo-o pelas 21h45, antes da gala semanal do "Ídolos". O principal motivo para estar medida foi, claramente, reduzir o tempo de duração da gala do programa de talentos, evitando o embate direto com "A Única Mulher".

Enquanto os portugueses continuarem a preferir um programa de apanhados de consumo rápido, em vez de assistir a formatos como "Shark Tank", "Ídolos" ou "Achas que Sabes Dançar?" (as últimas apostas da estação ao fim-de-semana), será mais viável para a SIC apostar neste tipo de conteúdos.

"Não Há Crise!" vai cumprindo o seu papel, o de ocupar um espaço deixado vago por formatos maiores e cujo investimento não é comportável durante o período de verão – basta olhar para o flop audiométrico de Ídolos 6. É por isso que os apanhados ainda resultam em televisão.

Por: Fantastic TV
Uma rubrica com a parceria do "Fantastic Televisão"



*Fazemos agora uma pequena pausa na rubrica. Voltaremos brevemente com novos temas. Bom verão e boas férias (se for caso disso!).

RESULTADOS DA SONDAGEM:

Diário da TV Designed by Templateism.com Copyright © 2014

© Copyright DiáriodaTV . Imagens do modelo de 5ugarless. Tecnologia do Blogger.