Últimas Notícias

"Segunda Opinião" #39- RTP2: O que esperar em setembro?

Com mais uma rentrée à porta, as nossas generalistas (e não só) já começam a preparar as novidades na sua grelha, que vêm com o objetivo de continuar ou melhorar o trabalho feito até agora.

No caso da RTP2, que recentemente recebeu Teresa Paixão como a nova diretora de programas, esperam-se grandes novidades e conteúdos diferentes, que trazem consigo o grande objetivo de tirar o canal do "buraco sem fundo" onde se meteu há algum tempo.

A RTP2 sofreu uma grande queda de audiências nos últimos anos e atualmente ronda uma média que não ultrapassa os 2% de share. A verdade é que já foram feitas várias alterações na grelha da estação e poucas foram as que resultaram.

Em setembro, espera-se que o canal continue a apostar em conteúdos diferenciadores e que fazem parte do seu ADN. Os documentários, as séries, os programas de sociedade civil e cultura, essa é a verdadeira base da RTP2, uma base que tem vindo a ser recuperada aos poucos.

Se até há bem pouco tempo a RTP2 estava "morta" e poderia ser considerada uma segunda RTP Memória, pela sua grelha constituída somente por programas repetidos, agora podemos voltar a afirmar que existe outro canal em sinal aberto do grupo RTP. O canal tem vindo a recuperar o seu espaço entre a concorrência. O esforço da equipa da RTP2 é evidente e deve ser destacado. A mudança de grafismo, a introdução de novos formatos, tudo isso merece os parabéns.

Falemos agora nas apostas que a RTP2 fará em setembro. Para já sabe-se que o "Sociedade Civil" e o "Jornal 2" continuarão na antena e com algumas novidades. A direção da RTP pretende diversificar os temas e os convidados do programa de Eduarda Maio e do bloco informativo.

Ainda na informação, prevê-se a continuidade de "Página 2", "Entrevista de Maria Flor Pedroso" e "Olhar o Mundo". Já no desporto, a RTP2 continua a transmitir os jogos de várias modalidades como o basquetebol, andebol, ténis e voleibol através do "Desporto 2".

O "Zig Zag" continuará em antena como novos desenhos animados, como "Tom e Jerry", que regressou esta segunda-feira, dia 13. O formato juvenil mantém-se como um dos principais programas do canal. Para além dos documentários da National Geographic, que também continuarão a ser transmitidos pela RTP2, o canal vai reforçar a aposta em "docs" portugueses.

As séries também devem fazer parte da grelha de setembro. Apesar de não se saber nomes em concreto, sabe-se que o horário das 22h vai continuar a ser ocupado por ficção estrangeira. Para além deste, a aposta em séries às 19h30 regressou, com a nova temporada d'"A Teoria do Big Bang" a marcar território.

Os eventos musicais e culturais tem também lugar na RTP2, como já acontecia anteriormente. Os magazines "Visita Guiada", "Portugal 3.0", "Janela Indiscreta", "Biosfera", "Palcos Agora" e "Literatura Agora" também farão parte da ementa de setembro.

Estas são as principais novidades do canal público, que em setembro continua a luta por um lugar ao sol. A RTP2 pretende voltar a ser o canal que prima pela diferença e marca pela qualidade. E o público merece algo de novo e verdadeiramente interessante.

Por: Fantastic TV
Uma rubrica com a parceria do "Fantastic Televisão"


RESULTADOS DA SONDAGEM:













*Vote na sondagem para decidir o tema da próxima edição da rubrica.