Últimas Notícias

"Segunda Opinião" #37- "Pequenos Gigantes": porquê o adiamento?


A TVI preparava-se para estrear no passado domingo, dia 28 de junho, a nova aposta dos domingos à noite. "Pequenos Gigantes" marcava a estreia de Fátima Lopes, na condução de um formato regular, no horário nobre da estação. A expetativa era grande e o elenco começava já a ser formado. Nomes como Rita Pereira, Manuel Luís Goucha, Sofia Ribeiro, David Carreira ou António Raminhos, entre outros, compunham o leque de jurados e de mentores de "Pequenos Gigantes", que iria revelar talentos de palmo e meio em várias áreas.

O programa foi adiado. Já o havia sido, em algumas semanas, devido à emissão dos jogos da "Copa "América no mesmo horário de domingo. Contudo, o adiamento foi prevalecendo e, à última hora, "Pequenos Gigantes" acabou mesmo por ser adiado para finais de agosto ou inícios de setembro.

As gravações vão, contudo, arrancar em breve. É que esta nova aposta do entretenimento no canal de Queluz de Baixo não será em direto. A justificação prende-se com a disponibilidade e o desgaste das crianças participantes. O dia de exibição também ainda não foi definido, não se sabendo se "Pequenos Gigantes" irá, efetivamente, ser emitido aos domingos ou se estará aos sábados, deixando o serão dominical guardado para uma nova edição de "Big Brother Vip".

Seja qual for o cenário, a «pedrada no charco» já foi dada, sobretudo se tivermos em conta a situação de Fátima Lopes na TVI. A apresentadora já está há quatro anos e meio no canal e até agora apenas teve direito a três formatos conduzidos por si: "Agora é que Conta", "Somos Portugal" e "A Tarde é Sua" – se não contarmos com as participações especiais em galas e outros formatos do género. Fátima Lopes ambicionava este programa e, mais do que isso, precisava dele. Precisava e merecia-o, uma vez que, com mais de 20 anos de carreira e com provas mais do que dadas na SIC e TVI, a condução de um formato em horário nobre seria mais do que justa.

Assim, "Pequenos Gigantes" será sempre visto como um presente agridoce para a apresentadora. De facto, vai acontecer e Fátima vai estrear-se no horário nobre. Mas será gravado, poderá ser ‘atirado’ para segundo plano aos sábados à noite e, para já, resumir-se-á a apenas seis emissões. Isto tudo, numa altura em que Manuel Luís Goucha e Cristina Ferreira continuam a ganhar destaque com os grandes formatos da estação e em que Teresa Guilherme é a cara mais apontada para regressar com "Big Brother Vip".

Porquê o adiamento de "Pequenos Gigantes"? O diretor de programas justificou-se com a apresentação de uma grelha alternativa para as noites de domingo no verão. Esta semana, foram as telenovelas "A Única Mulher" e "Mulheres" a ocupar o horário. Seria esta a alternativa de que se falava? Quando a estação tem em gaveta uma série de telefilmes inéditos e a sitcom A Casa é Minha, não se pode falar em programação alternativa, quando o que se apresenta é “mais do mesmo”: telenovelas.

O adiamento de "Pequenos Gigantes" não parece, por isso, ter grande justificação. Parece apenas que se resumiu a um capricho da estação, que aparentemente não confia plenamente neste formato de talentos. Mas numa altura em que a SIC apresenta um "Ídolos" desgastado e a RTP um formato de culinária mais light, "Pequenos Gigantes" teria tudo para resultar ao domingo. Porque em setembro, quando a concorrência estrear "Peso Pesado" e "The Voice Portugal", o duelo será muito mais  renhido. 


Por: Fantastic TV
Uma rubrica com a parceria do "Fantastic Televisão"

RESULTADOS DA SONDAGEM:













*Vote na sondagem para decidir o tema da próxima edição da rubrica.