Últimas Notícias

"Programação Sugerida" #1 (estreia)- Uma RTP1 de todos e de cada um


Depois de Hugo Andrade assumir a direção de programas da RTP1 (em 2011), a sua grelha melhorou bastante. Hugo intensificou a aposta em ficção e concursos de cultura geral e tornou o canal 1 mais "jovem", apostando em formatos como "The Voice Portugal" ou "Sabe ou Não Sabe". Apesar disso, também este diretor cometeu alguns erros, entre eles o facto de ter assemelhado a RTP aos canais privados.

Depois da "crise" de audiência que se fez sentir até ao ano 2013, a RTP recuperou e está atualmente com resultados bastantes satisfatórios (rondam os 15% de share).

Agora que a nova direção tomou posse, prevê-se que passe um furação pela RTP. Daniel Deusdado, diretor de programas, vai terminar com o "Agora Nós" e "Bem-vindos a Beirais" parece ir pelo mesmo caminho. Formatos como o "Aqui Portugal" também parecem ter os dias contados.

A verdade, é que até agora o público rejeitou várias alterações do diretor, criando páginas no Facebook contra o fim de vários programas ("Agora Nós", "Bem-vindos a Beirais" e "O Preço Certo").

Nós, o espectador, temos uma palavra a dizer sobre estas mudanças. Mas, e verdade seja dita, é que as opiniões das pessoas se dividem (como em tudo) quando confrontadas com a pergunta: Qual era a programação ideal para a RTP1?

Apesar de haver opinião diferentes, todas devem ser respeitadas e ouvidas (ou lidas) e é por isso que aqui estamos.

Para a RTP1 melhorar a sua programação, e vendo que é um canal público, o primeiro fator a ser avaliado deve ser a diversidade que determinada aposta vai dar. Vejamos o seguinte exemplo: Se SIC e a TVI oferecem ficção às 21h45, talvez a RTP deva apostar num programa e não noutra novela.

O segundo fator a ser posto em causa é, sem dúvida, se essa aposta vai ensinar algo ao público ou é apenas para "encher chouriços".

Por último, a RTP deve tentar prever os resultados audiométricos que a tal aposta vai dar e ver se não vai ficar a perder (em audiência e em lucro).

Como já referimos acima, todas as opiniões acerca do melhoramento da RTP devem ser respeitadas e ouvidas. Por essa razão, deixamos em baixo a nossa sugestão de grelha para o canal 1 aos dias úteis.

Quando "Os Nossos Dias" terminar, a RTP1 deveria apostar numa novela portuguesa ou angolana para a hora de almoço. "Jikulumessu", uma vez que está "perdida" nas madrugadas, era uma boa hipótese.

Já "Bem-vindos a Beirais" deveria fazer uma pausa e regressar só em 2016 com novas personagens e histórias. Até lá, a RTP criava e apostava noutra serie cómica.

Os programas informativos também deveriam ganhar um horário comum entre sí. A faixa das 21h30 seria a ideal.

Quando o "Quem Quer Ser Milionário- Alta Pressão" terminar esta temporada deve ser sucedido por um novo formato de cultura geral.


 
06h30- Bom Dia Portugal
10h00- Agora Nós
13h00- Jornal da Tarde
14h15- Nova telenovela portuguesa ou angolana
15h00- Há Tarde
18h00- Portugal em Direto
19h00- O Preço Certo
20h00- Telejornal
20h50- Série Cómica
21h30- Programas informativos (2ª feira- Prós e Contras, 3ª feira- Linha da Frente, 4ª feira- Entrevista a uma personalidade televisiva, 5ª feira- As Palavras e os Atos e 6ª feira- Sexta às 9)  
22h30- Novo programa de cultura geral
23h30- 5 Para a Meia-noite 
01h00- Filme

Por: Marco Filipe