Últimas Notícias

"Dá que Falar" #22- Nuno, o palhaço da RTP


Ainda há pouco tempo tomou posse, e já quer demitir o Director de Informação da estação pública de televisão, José Manuel Portugal. 

Falo de Nuno Artur Silva, o tal que faliu a empresa Produções Fictícias e que fez do Canal Q um
autêntico flop televisivo que ninguém vê, a avaliar pelas fraquíssimas audiências que o canal, que comemora agora 5 anos, tem.

A RTP corre o risco de voltar a ser o canal onde o amiguismo e favores entre amigos e amigos dos amigos têm prioridade. Mas isto já era de esperar, quando o incompetente António Feijó e restantes membros do chamado Conselho Independente (que de independente não tem nada) nomeia para presidente um homem ligado ao PSD e outro ligado à SIC, o resultado só poderia ser este, ou seja, o desmantelamento da RTP. 

Ao demitir José Manuel Portugal da Direcção de Informação da RTP, a estação pública volta a perder a credibilidade que conseguiu alcançar, novamente, nos últimos meses com o esforço deste director, com o esforço da restante direcção de informação e com o esforço da maioria dos jornalistas da RTP. 

José Manuel Portugal é conhecido pela sua transparência profissional, pela sua independência, isenção e profissionalismo. Há muito que a RTP não tinha um homem assim à frente da sua informação. É um director com obra feita. Ousou, em pouco tempo de mandato, mexer na RTP Informação e criou um canal mais forte em termos de conteúdos e mais forte para combater as suas rivais. 

Os resultados estão à vista, a RTP Informação está mais forte e vence algumas vezes. Nuno Artur Silva e Gonçalo Reis estão juntos na adminstração da RTP e não é por mero acaso. Nuno Artur Silva tem o currículum que tem... Os flops e fracassos profissionais falam por si. Destruir a RTP não será tarefa difícil, ainda por cima tendo como grande ajudo o Presidente Gonçalo Reis. 

Em menos de um mês, esta nova administração lançou o caos na estação pública. Do anúncio não-oficial do fim  d' "O Preço Certo", que é quase certo, deste ano não passará, à demissão do seu director de Informação e de mais alguns trabalhadores. 

 Nuno Artur Silva tem parte da sua vida ligada ao humor, mas não ficaria melhor se em vez de administrador da RTP, se tornasse num Palhaço? 

Neste momento, prepara-se o desmantelamento da RTP1 a favor dos canais privados. E quando matarem a RTP que, ao longo de 58 anos de vida sempre conseguiu sobreviver, a ordem será para fechar portas. Porque um canal que ninguém vê, é muito mais fácil acabar com ele do que quando se tem a força que a RTP tem neste momento no mercado audiovisual. 

O palhaço só agora começou a sua atuação na RTP e o seu número principal, a avaliar o seu percurso profissional, tem como nome "Como Destruir uma Empresa". 

NOTA: Na semana em que a RTP faz 58 anos de vida, quero deixar uma mensagem de parabéns a todos os profissionais, sem excepção, que diariamente levantam a RTP do chão e a colocam no ar todos os dias da semana na casa de todos os portugueses nas suas diversas plantaformas e canais. Parabéns RTP!

Por: Rui Miguel