Últimas Notícias

"Segunda Opinião" #22- "Mar Salgado": uma novela de sucesso


Estreou em Setembro na SIC aquela que viria a ser a novela de maior sucesso da estação. Depois de "Sol de Inverno" ter conquistado os espetadores, com os seus altos e baixos nas audiências, "Mar Salgado" chegou com bons resultados e rapidamente passaram a ser excelentes.

A trama protagonizada por Margarida Vila-Nova, José Fidalgo, Joana Santos e Ricardo Pereira é atualmente o programa mais visto em Portugal. Supera o "Secret Story" e as novelas da TVI e até mesmo em dias de futebol na concorrência consegue manter os bons resultados. E quando falamos de bons resultados, falamos de valor diários acima dos 15% de audiência (muitas vezes superiores até aos 17%), uma marca que há muito não era conseguida com regularidade por uma novela em Portugal.

Se analisarmos a história de "Mar Salgado" poderemos encontrar alguns fatores da história principal que marcarão a diferença e explicam o sucesso da novela: a história de uma mãe à qual foram retirados os dois filhos, após o parto, e que pensa que estes morreram; o facto de 16 anos depois dos acontecimentos, Leonor (Margarida-Vila Nova) saber que afinal os seus filhos não morreram; a procura e descoberta da identidade das duas crianças por parte da protagonista.

Tudo isto são pontes fortes que marcarão os telespetadores. A este facto juntam-se ainda dois vilões como Patrícia (Joana Santos) e Gonçalo (José Fidalgo) e uma família destruída com a revelação. Depois, um núcleo cómico bem conseguido com Gonçalo Diniz, Inês Castel-Branco, Maria João Abreu e companhia a protagonizar divertidos momentos aos telespetadores. Os temas atuais - como a gravidez na adolescência, os maus tratos, a doença de diabetes nos jovens ou o amor entre duas pessoas com grande diferença de idades, por exemplo - são também uma marca forte que fazem os espetadores vibrar com cada minuto da história.

Mas a "Portugalidade" de "Mar Salgado" é também um dos grandes pontos fortes da novela. A história passa-se, na sua maioria, em Setúbal e os pescadores, o mar e as tradições portuguesas estão muito presentes ao longo dos episódios. Tudo isto faz com que o público se identifique ainda mais com o que está a ver.

Em suma: "Mar Salgado" tem tudo o que o público poderá gostar - um drama familiar, uma boa dose de comédia e um retrato da tradição e realidade do nosso país. E tem ainda um elenco fenomenal, de onde se destaca Margarida Vila-Nova, neste que é o seu regresso à ficção nacional. Enquanto "Mar Salgado" continuar com o bom ritmo narrativo que até agora tem conseguido, a concorrência bem pode ver os seus formatos ficarem a várias "léguas" desta barco salva-vidas da SIC. Porque a verdade é esta: num deserto repleto de flops de audiências, "Mar Salgado" é um verdadeiro Oásis na estação de Carnaxide.

* Não se esqueça de votar na sondagem para decidir o tema da próxima semana.

Por: Fantastic TV
Uma rubrica com a parceria do "Fantastic Televisão"