Últimas Notícias

"Pelos Bastidores" #4- Eleições numa estação de televisão


Um dia de eleições numa estação de televisão é vivido de forma diferente. A preparação para esse “grande dia” começa pelo menos com uma semana de antecedência com a distribuição das equipas dos directos pelas sedes de campanha. Chegados à véspera do dia, as equipas que vão para mais longe deslocam-se para os seus destinos e os que ficam mais perto do estudio apenas vão no próprio dia.

Durante a manhã e tarde do dia do sufrágio, as equipas dos directos nos locais, a partir dos carros de direto fazem testes de imagem e som do carro para estudio, o pivot que irá estar nessa noite a conduzir o especial também faz ensaio com os carros de exterior bem como para a câmara como se já estivesse em direto, tem de estar tudo preparado e bem ensaiado para que nada falhe ou falhe o menos possivel.

Enquanto isso, os jornalistas que estão nas sedes de campanha, tentam recolher o máximo de informação possivel tanto para quando estiverem em direto como também para passarem informação para os colegas que estão na redação em estudio.

No estúdio a azáfama não é menor. Como é um dia especial a produção faz vários convites a politicos e outros para que estejam em estúdio a comentar e para isso é necessário mudar o cenário, torná-lo mais atrativo, mais apelativo para quem estiver a ver em casa e também aumentar um pouco o espaço disponivel para todos se sentarem; opta-se por “abrir” a outra parte do estudio que normalmente fica por detrás das câmaras e coloca-se uma mesa maior. Os jornalistas que estão na redação desdobram-se em contactos para estarem atualizados com as informações que vão chegando e a meio da tarde, produção e os jornalistas que vão “dar a cara” reunem-se para falarem do alinhamento do programa que estará prestes a ir para o ar durante várias horas, sempre em directo e com chamadas também em directo às sedes de campanha.

Nas imediações da estação de televisão também nada está calmo, é um entra e sai de carros de reportagem, e mais perto do fim do dia são os carros com os convidados a chegarem, e opta-se por o controlo de entradas de pessoas ser menor por se tratar de um dia diferente.

Por: Alexandre Esteves