Últimas Notícias

"Pelos Bastidores" #3- "Domingo Desportivo"


Foi um programa que a RTP1 transmitiu aos domingos ao fim da noite, nos anos 80 e 90 e onde mostrava resumos de todos os jogos da 1ª divisão nacional e os resumos dos jogos mais importantes da 2ª divisão.

Naquela altura, os jogos de futebol do campeonato português jogavam-se todos ao domingo à tarde e
um ou outro ao sábado à noite e este teria honras de transmissão em direto no canal 1.

Nesse programa eram convidados; treinadores, jogadores, dirigentes, arbitros e intervenientes que no próprio dia tinham jogado e que à noite estavam em estudio para serem entrevistados.

Teve vários apresentadores, entre eles, Mário Zambujal, Ribeiro Cristovão, Rui Tovar e por fim Miguel Barroso.

Esteve no ar tantos anos que foi considerado um programa mitico da televisão portuguesa. Mas como todos os programas considerados miticos em portugal, teve o seu fim em meados dos anos 90 e com o surgimento do cabo e da guerra das audiências os programas desportivos neste formato nas televisões em sinal aberto despareceram e criou-se programas estilo talk-shows, onde só se comenta os jogos dos 3 grandes.

Como já referido, "Domingo Desportivo" era emitido em direto ao fim da noite de domingo a partir dos estudios da RTP na "5 de Outubro". Na época os recursos tecnológicos não eram tão evoluidos como hoje em dia e por isso, eram deslocadas para todos os campos/estádios equipas de reportagem para gravarem os jogos e depois de terminados algumas equipas regressavam à "5 de Outubro" e outras para as respectivos estudios da televisão publica espalhados pelo país, para editarem as imagens dos jogos e transformá-los em resumos e com os comentários do jornalista que esteve a assistir ao jogo.

Claro que isto demorava muitissimo tempo e por essa razão o programa ir para o ar tão tarde. Este programa repassou recentemente aos domingos à noite na RTP Memória.

Por: Alexandre Esteves