Últimas Notícias

"Televisão em Opinião" #12 (último)- Generalistas: que futuro?


RTP1, RTP2, SIC e TVI. Estes quatro canais compõem o leque das principais generalistas em Portugal. Emitidas em sinal aberto, todas vêm as suas audiências descerem dia após dia. A tendência de queda está assim a acentuar-se.

Os motivos são, para alguns, desconhecidos. Porém, na minha opinião, e mais do que a passagem da
Marktest para a GFK (que trouxe queda para todas as generalistas) ou a implementação da TDT, são a falta de oferta dos quatro principais canais.

Onde estão as series estrangeiras de sucesso? Onde ficam os grandes programas e concursos? As series portuguesas? Os filmes? A resposta é clara: nos canais pagos de cabo.

Se perguntarmos onde ficam as novelas, os deprimentes talk shows, os "programinhas" vazios de conteúdo ou que já deram "mil vezes" a resposta é: espalhados pelas generalistas.

A nossa televisão generalista aproxima-se de um buraco sem fundo: A RTP1, tirando um ou outro programa, está igual às privadas, a RTP2 morre dia após dia depois de desprezada pelos espectadores, a SIC e a TVI, bem, é só novelas, novelas e novelas.

Para evitar a queda no tal buraco sem fundo, só existe uma coisa a ser feita: trazer e produzir em sinal aberto o que os portugueses procuram nos canais pagos.

E o que procuram os portugueses? A avaliar os canais de cabo com mais audiência, descobrimos que são filmes/series, conteúdos infantis/juvenis e desporto, variando do futebol.

Ainda existe hipótese de fazer recuar a tendência de queda. Basta apenas os que estão à frente das generalistas verem que o caminho que estão a seguir não é o mais correto mas sim o que ajudará ao fim dos quatro principais canais.

Quanto a mim, espero encontrar-vos noutra ocasião. Foi um prazer conduzir durante 12 semanas a "Televisão em Opinião".

Por: Vitória Margarida