Últimas Notícias

"Segunda Opinião" #14 (estreia 2ª temporada)- SIC: O que nos espera em 2015?


Chega ao fim, esta semana, o ano de 2014. Mais uma vez, o ano foi da TVI - em audiências -e a SIC, apesar dos esforços, não consegue largar o segundo lugar. Contudo, se na média geral podemos dizer que a estação de Carnaxide saiu derrotada, noutros horários o mesmo não aconteceu.

Este foi o ano em que o daytime da estação foi totalmente renovado. Começando pelo horário das 10h, em que a "Querida Júlia" recebeu de braços abertos um João Paulo Rodrigues vindo da TVI e, juntos, passaram a dar a cara pelo "Queridas Manhãs". À tarde, Conceição Lino viu o seu formato terminar e de "Boa" a tarde da SIC passou a "Grande". Também as noites de domingo podiam ter corrido melhor. Numa faixa em que "Vale Tudo" para vencer nas audiências, a SIC não provou ter o "Factor X" para vencer e nem mesmo "O Poder do Amor" conseguiu conquistar os portugueses.

João Baião regressou no "Sabadabadão" - um dos maiores flops do ano - e atualmente vemo-lo de segunda a domingo na SIC - no "Grande Tarde, em "Mar Salgado" e na condução do "Portugal em Festa". No que diz respeito ao horário nobre, foi nesta faixa que as audiências sorriram à SIC. "Sol de Inverno" e "Mar Salgado"conquistaram Portugal e a última revelou-se num dos maiores sucessos audimétricos, a médio-prazo, dos últimos tempos.

Feito o balanço de 2014, surge a pergunta: o que podemos esperar de 2015? O que terá a SIC a melhorar? Neste momento, praticamente tudo. Num momento em que apenas a novela "Mar Salgado" e alguns informativos são líderes no seu horário de forma regular, há muito por onde pegar e melhorar.

"Achas que Sabes Dançar?" será a primeira grande prova de fogo para a SIC. Diana Chaves faz regressar o formato que terá pela frente os fortíssimos "Desafio Final" e o "Dança com as Estrelas" da TVI. As prespetivas não são as melhores, mas tudo pode acontecer... Já o "Shark Tank" promete agitar as 'águas' da estação nas noites de sábado. Mas será que os portugueses estarão dispostos a trocar os 'cozinhados' do "Masterchef Portugal" pelos tubarões da SIC?

A aliança entre a SIC e a Globo continuará a existir no novo ano. Novas novelas brasileiras irão estrear em 2015 e uma das tramas mais aguardadas será "Boggie Oogie", a primeira novela de Rui Vilhena na emissora brasileira. Resta saber para que horário irá esta aposta - será esta a nova salvação do horário das 19h?

2015 será ainda o ano em que a SIC passará a ter duas novelas portuguesas a serem transmitidas em
simultâneo no horário nobre - pelo menos foi este o desejo expresso pela equipa da estação. Será que a nova aposta do canal irá manter os resultados de "Mar Salgado"? E, caso esta 'dupla' se venha a confirmar, será desta que a SIC conseguirá vencer, definitivamente a TVI, em horário nobre?

Muitas perguntas e, para já, poucas respostas. Para já, pouco mais há a esperar deste novo ano. Espera-se apenas que a SIC continue com a mesma qualidade de sempre dos seus noticiários - um dos ingredientes principais para esta receita na "programação", que pretende ser de sucesso. Será que em 2015 "estamos juntos", definitivamente, com a SIC?

 *Não se esqueça de votar na sondagem para decidir o tema da próxima semana.

Por: Diário da TV (Marco Filipe)
Uma rubrica com a parceria do "Fantastic Televisão"