Últimas Notícias

"Segunda Opinião" #13 (último)- RTP1: o que nos espera em 2015?


Com 2014 a terminar, o canal 1 da RTP já começa a planear as suas apostas para o ano que vem. Agora, é altura de balanços. O que esteve bem? O que esteve mal? O que se deve mudar/melhorar? Estas são as perguntas mais frequentes que está à frente de um canal com a responsabilidade de prestar serviço público.

Prevê-se que em 2015 o "Agora Nós" e o "Há Tarde" não sofram grandes alterações. O caminho para a vice-liderança está a ser traçado (e muito bem!). Falou-se na adaptação da "Roda da Sorte" para as manhãs, com o intuito de levantar os números do terceiro horário (12h), mas parece que a ideia não passou do papel. Contudo, deveria avançar mas para as tardes, pois o programa do Herman e da Vanessa não tem passatempo próprio.

Falando ainda em talk shows, "5 Para a Meia-noite" regressa em janeiro. O programa volta com Luís Filipe Borges, Zé Pedro Vasconcelos, Nuno Markl, Pedro Fernandes e Nilton. É uma boa noticia, o formato é muito bom. Neste regresso o programa deveria ganhar nova cara e um horário fixo, às 00h seria ideal. Voltando aos apresentadores: Zé Pedro também irá estar em "Agora Nós". Não concordo com isso. Deveriam arranjar, para as noites, um substituto, são registos, públicos e horários muito diferentes. O Raminhos, por exemplo, que já está ligado ao programa há muito tempo, era a escolha certa.

Na informação parece-me que não vai haver grandes alterações. Mas deviam! "Prós e Contras" já não faz sentido na grelha da RTP1. O programa passa despercebido e o horário não ajuda. Talvez umas longas "férias" e a mudança das 23h para as 22h ajudaria. Também o "Linha da Frente" está mal ao sábado. Aos dias úteis o programa teria mais visibilidade. Quanto ao "Sexta às 9", aos informativos e aos comentários de Morais Sarmento, esses estão bem é só continuar a fazer o bom trabalho.

Na área da ficção também vão ocorrer mudanças. À hora de almoço "Os Nossos Dias" estreia com uma nova temporada, elenco e história. À noite, "Bem-vindos a Beirais" entra em cena com a 4ª temporada. Ainda em horário nobre, "Água de Mar", que deve estar prestes a chegar ao fim, deverá ser substituida pela novela/serie que Tozé Martinho irá produzir para RTP1. "Jikulumessu", a trama angolana, também poderá estrear em 2015. Se acontecer, deverá fazer companhia a "Os Nossos Dias" nas tardes.

"O Preço Certo" e "Quem Quer Ser Milionário" permanecerão na grelha da RTP1. Quando ao formato de Fernando Mendes, não faria alterações, já ao programa de Manuela Moura Guedes, trazia-o novamente para às 22h.

Falando agora nos fins de semana. Sábado de manhã é certo que vamos continuar a ter o compacto do "Agora Nós". Já ao domingo, ainda é pouco certo, mas a reposição de "Sabe ou Não Sabe" deve ocupar o horário.

As tardes de sábado ficarão a cargo de Sónia Araújo, Jorge Gabriel e Hélder Reis, com "Aqui Portugal". Já as de domingo, ficarão nas mãos de Silvia Alberto, com "Só Visto!" e do cinema (espera-se um pouco melhor que o emitido este ano).

Ao sábado à noite vamos ter nova temporada de "Sabe ou Não Sabe", o programa que já trouxe muitas alegrias ao canal público. Depois disso, fala-se em "Tem um Minuto", com José Pedro Vasconcelos. Aos domingos, "Got Talent Portugal" estreia, em principio, logo em janeiro, dia 18. O "The Voice Portugal" e/ou o "The Voice Kids" também deverão ser novamente aposta.

São estas as novidades da RTP1 para 2015. A elas juntei a minha opinião, pois, como espectador e contribuinte, desejo para o ano que vem um canal público melhor do que o atual. E é assim que que está à frente da RTP deve pensar: se em 2014 fomos bons, em 2015 seremos excelentes.

 *Não se esqueça de votar na sondagem para decidir o tema da próxima semana.

Por: Diário da TV (Marco Filipe)
Uma rubrica com a parceria do "Fantastic Televisão"