Últimas Notícias

"Segunda Opinião" #12- Tardes TVI: E depois do "Secret Story 5"?


O ano de 2014 está a chegar ao fim e com ele as apostas de domingo das televisões irão também terminar. Na TVI, a gala final da "Casa dos Segredos" na noite de fim-de-ano não será a despedida do formato dos ecrãs dos portugueses. É que dias depois, mais propriamente a 4 de janeiro, Teresa Guilherme regressa para o "Desafio Final" do programa. Ou seja, continuaremos a ter o 'segredos' de manhã, à tarde e à noite na TVI.

Nesta edição da "Casa dos Segredos", Teresa Guilherme decidiu fazer o pleno e apresentar as galas de expulsão, os especiais de nomeações e os diários da tarde. A experiência já havia sido feita no "Desafio Final 2", mas agora tudo aconteceu num período de tempo bem superior - já lá vão quase 3 meses desde a estreia desta temporada.

O "Diário da Tarde", apresentado por Teresa Guilherme foi, por isso, a grande novidade deste ano. Com Isabel Silva na condução dos 'Extra', a cara principal do formato ficou responsável por um dos horários mais complicados da televisão. É que antes do "Diário da Tarde", a faixa das 19h na TVI era ocupada por telenovelas - a inédita "I Love It" e as reposições "Doce Fugitiva" e "Feitiço de Amor" - que vinham a perder para a concorrência.

Em setembro, quando o formato começou, a TVI já ultrapassava a SIC - que nos últimos meses teve no ar um 'flop' chamado "Em Família". Já a RTP1, mantinha aquele que já é, há vários anos, o líder no horário - o "Preço Certo". À medida que a edição se foi desenvolvendo, Teresa Guilherme e o seu bloco de imagens foi subindo e rapidamente se fixou confortavelmente na liderança - partilhando, ainda, o primeiro lugar com "O Preço Certo", em alguns casos.

O "Diário da Tarde" nunca brilhou, mas manteve o 'lustro' dos finais de tarde da TVI e fez, efetivamente, subir as audiências. Até ao final de janeiro, esta deverá continuar a ser a aposta da estação... mas, e depois do "Desafio Final"? Teremos o regresso de "Feitiço de Amor" ao final da tarde, com a exibição de episódio duplo das 18h às 20h? Ou estará a TVI a reservar outras surpresas?

Num momento em que tem na 'gaveta' uma sitcom portuguesa ("A Casa é Minha")- que, de qualquer forma, teria apenas episódios para estar algumas semanas no ar - e já se fala em novos projetos na área da ficção nacional - "A Única Mulher" é uma certeza e a adaptação de "La Patrona" começa a ser cada vez mais certa - será que uma telenovela inédita será aposta às 19h?

A última vez que a TVI colocou um produto de ficção inédito no horário aconteceu em setembro de 2013. "I Love It" nunca conquistou o público e em fevereiro acabou por ser 'enviado' para as manhãs de fim-de-semana (tendo depois sido cancelado). Que caminho deverá a TVI seguir? Um concurso novo? Uma telenovela? Uma série em "gaveta"? Uma reposição? Para já, apenas uma coisa é certa: enquanto o horário das 19h continuar a ser 'desprezado' pela concorrência, a RTP continuará a ter bons motivos para sorrir. Afinal, o "Preço Certo" ainda é um 'espetáááculo'!

*Não se esqueça de votar na sondagem para decidir o tema da próxima semana.

Por: Fantastic TV
Uma rubrica com a parceria do "Fantastic Televisão"