Últimas Notícias

"Pelos Bastidores" #1 (estreia)- "O Preço Certo"


O concurso "O Preço Certo" foi emitido pela 1ª vez em Portugal em 1990, produzido e realizado pela extinta CCA – Audiovisuais, era gravado no agora demolido cinema Europa em Campo de Ourique. As duas primeiras séries eram gravadas à 2ª feira à noite e transmitidas na semana seguinte no canal 1 da RTP, eram apresentadas por Carlos Cruz.

Por alguns motivos, o conhecido apresentador e produtor passou o testemunho a outro grande comunicador, Nicolau Breyner. Estávamos em 1993 e o sucesso deste programa manteve-se até à 5ª série, altura em que se decidiu pôr-lhe um ponto final.

À uns anos, a RTP decidiu voltar a apostar no concurso, agora em euros, alterou-lhe algumas coisas, como o dia de transmissão (passou de semanal a diário) mas o formato é o mesmo, e Fernando Mendes conseguiu voltar a fazer deste programa novamente um sucesso, que, decerto, irá continuar em 2015.

Mas para se fazer um programa destes e com tamanho sucesso, há muita gente envolvida e requer muitos prepáros e trabalho.

Nos dias de gravação a azáfama começa bem cedo à porta da televisão publica, onde é agora gravado, as pessoas começam a chegar vindas de longe, fazem verdadeiros piqueniques até receberem autorização para entrarem no estúdio, lá dentro a agitação não é menor, escrevem-se os nomes das pessoas nos autocolantes, fazem-se os ensaios finais e depois do almoço é então dada ordem de entrada ao publico.

Cada grupo de pessoas é colocada nas cadeiras de forma pensada pela produção para quando o realizador der indicações ao câmara para os filmar saber onde estão, o voz off também vai para o seu lugar e ensaia e quando o assistente de realização dá indicação que está tudo pronto, dá-se inicio a mais uma gravação do popular concurso.

O que surge nas nossas casas, é o trabalho, a dedicação de todos os envolvidos no programa. Enfim, resta-me dizer que "O Preço Certo" é um "espetáculooo".

Bom ano de 2015. Voltamos a ver-nos para a semana.

Por: Alexandre Esteves