Últimas Notícias

"Duelos da TV" #13 (último)- Best of- parte 1


Durante 12 semanas, pode assistir a 12 duelos entre os programas da RTP1, RTP2, SIC e TVI. Fique agora com a parte 1 do best of.

#Duelo 1
"Mar Salgado"- 8 pontos: Quanto ao nome, acho que "Lágrimas de Sal" ficaria melhor. Em geral, o elenco é muito bom. A história principal de "Mar Salgado" não é novidade, mas acho que a Inês Gomes conseguiu dar um toque diferente à novela. A trama da SIC apresenta diálogos muito bons. Também realçar a banda sonora e as paisagens que são mostradas. "Mar Salgado" já agarrou os espectadores e tem feito um percurso muito bom, liderando as audiências.
"Jardins Proibidos"- 6 pontos: O nome não é novidade, já todos o conhecemos e ainda bem. Gostei da ideiado logotipo, é a modernização do antigo, mas havia melhores tipos de letra. Gosto do trabalho que a Vera Kolodzig, o Pedro Granger, o Vítor Silva Costa e a Filipa Maia estão a fazer. Ainda não percebi a história principal da sequela, mas até agora gostei do que vi. Há cenas em que nem uma palavra se aproveita, aqui a TVI falhou. Começou bem, mas ao longo do tempo tem perdido público, espero que as mudanças venham e façam efeito.

#Duelo 2
"Há Tarde"-9 pontos: Sinceramente acho que havia nomes melhores. Ao dizer o nome deste programa sinto falta do "acolhedor" "Portugal no Coração". Admiro o Herman e da Vanessa, fazem uma boa dupla e são muito divertidos. Gosto muito do conceito do programa, distancia-se dos outros por tudo. Sinto que a Vanessa não está completamente à vontade, acho que ela se precisa de se "soltar mais",mas com o tempo ela chega lá, é uma ótima profissional e já o demonstrou. "As audiências não definem a qualidade de um programa". Esta afirmação aplica-se perfeitamente ao "Há Tarde".
"A Tarde é Sua"- 6 pontos: O nome é típico de um programa da tarde, acho que aqui a TVI não inovou. Admiro muito o trabalho da Fátima, é espontânia e mostra que não são só as duplas que funcionam. Não é do meu agrado o conceito do programa. Muitas histórias deprimentes, falta ali "movimento". A Fátima merece liderar, trabalha para isso e o público gosta do programa. Apesar disso, considerou que o "Há Tarde" e o "Boa Tarde" mereciam mais.

#Duelo 3
"Factor X"- 6 pontos: O nome e as cores do programa não são surpresa, vêm do original inglês. Gosto do Manzarra, é um jovem talento, bem como da Claúdia que dá cartas na apresentação. Gostei da ideia de trocar a Claúdia com a Bárbara. Também realçar a prestação de Paulo Junqueiro, Miguel Guedes, Paulo Ventura e Sónia Tavares, que é a minha preferida. Este é um talent show que prima pela diferença. A ideia em apostar em "Factor X" nesta altura não foi muito boa. Só para finais de 2015 é que "Factor X" devia ter regressado.
"Secret Story 5"- 4 pontos: Quanto ao nome e  logotipo, a TVI decidiu manter a fórmula original do francês. Admiro muito o trabalho da Teresa mas gostava muito mais de a ver no "Juntos no Verão". A fórmula deste programa é muito boa, a TVI é que estragou completamente o formato com os segredos mais estapafúrdios, com os concorrentes mais manientos e pseudo-estrelas. As audiências não mentem: "Secret Story 5" é o programa preferido dos portugueses.

#Duelo 4
"Lado a Lado"- 9 pontos: O nome acenta muito bem na novela. Quanto às personagens, destaco os quatro protagonistas, Camila Pitanga, Marjorie Estiano, Lázaro Ramos e Thiago Fragoso. Além disso, realçar a excelente interpretação da atriz Patrícia Pillar, como a vilã Contância. É sem dúvida um assunto de interesse. Todos devemos ter na consiência que somos iguais, e é isso que "Lado a Lado" mostra. A trama da TV Globo apresenta diálogos muito objetivos. Destaco também a parte histórica da novela. Acho os resultados de "Lado a Lado" muito satisfatórios.
"Mulheres"- 9 pontos: Quando foi apresentado o nome da novela não gostei. Achei curto e nada apelativo. Sofia Alves, Fernanda Serrano, Jessica Athayde, Susana Arrais, Paula Lobo Antunes, Maria Rueff e Gabriela Barros, representam as várias classes de mulheres. Gostei das escolhas. Por muitos anos a mulher foi sujeita à falta de direitos e "Mulheres" vem mostrar que tal como homens, o sexo feminino também tem o seu espaço na sociedade e merece respeito. Parece-me que esta trama tem falta de um núcleo cómico, a Sofia Ribeiro e a sua "piriguete" Mónica não têm piada. Os números são bons, mas a novela merecia mais.

#Duelo 5
"Os Nossos Dias"- 8 pontos: O nome encaixa na perfeição. A Anabela Teixeira, a Sofia Arruda e a pequena Sara Mestre são sem dúvida os destaques desta novela. Realço também o núcleo cómico, formado por Sandra Faleiro, Ana Guiomar, Miguel Costa e Rui Mello e Joaquim Nicolau. A novela centra-se no desemprego, na emigração, nos problemas que vivemos atualmente. Acho que "Os Nossos Dias" consegue ilustrar bem essas situações. Chegou como uma trama de «longa duração», mas acho que o seu tempo de glória já terminou. O canal público deve fechar a história e iniciar a produção de uma nova novela para o horário. Acho os números merecidos quando ficam acima dos 20% de share. 
"Flor do Mar"- 7 pontos: Acho um nome originial, que se relaciona muito com a história. É para mim uma das novelas com o elenco mais bem composto. Gosto de todos. O "prato" principal de "Flor do Mar" é a guerra entre irmãos. É sempre um assunto muito interessante. Esta trama tem como cénario principal a ilha da Madeira. Foi muito bem escolhido. Não consegui perceber muito bem os números de "Flor do Mar". Merecia mais.

#Duelo 6
"Queridas Manhãs"- 5 pontos: Considero um bom nome, é apelativo e "acolhedor". Quanto ao logotipo, gosto. Aprecio o trabalho da Júlia, é uma veterana. Já o João é para mim uma fonte de talento. Apesar de gostar de ambos, acho que a dupla ainda não funciona muito bem. Este é um programa que não marca a diferença. No inicio conseguia bons resultados (e até incomodar a TVI) mas agora anda muito inconstante e tem caido os números. Em parte merece porque não houve grande esforço na sua produção.
"Você na TV!"- 8 pontos: É um nome pouco provável para um matutino mas muito bom. Já o logotipo é muito simples, acho que outro tipo de letra seria melhor. Não há dupla igual a eles! Gosto tanto do Manuel como da Cristina. "Você na TV!" traz a estúdio histórias e temas muito interessantes. Acho que o programa está a perder um pouco a fórmula inicial- a de contacto com os espectadores. Deveriam apostar mais nas conversas com o público. Acredito que nunca mais se veja nas nossas generalistas um talk show da manhã com tanta audiência e tantos anos de liderança

Por: Marco Filipe

P.S- A segunda parte será publicada amanhã de manhã.