Últimas Notícias

"Duelos da TV" #10- "Jornal da Noite" vs. "Jornal das 8"


As noticias do dia, reportagens e rubricas, é assim o "Jornal da Noite". "Nos informamos, você decide", é o lema do "Jornal das 8". Assim se apresentam os "fortes" desta terça.

JORNAL DA NOITE

Não há nada para comentar sobre o nome. É um nome "normal" para o informativo da noite. Falando agora do grafismo, acho-o muito bom, com boas cores e um tipo e tamanho de letra bem legivel.

Admiro muito o trabalho da Clara de Sousa e gosto muito do Rodrigo Guedes de Carvalho. A SIC
tem ótimos profissionais, como a Maria João Ruela, o Pedro Mourinho.

Considero a informação da estação 3 a melhor do país. Estão sempre em cima do acontecimento, informam na hora certa, de uma maneira simples. Se não está bem no entretenimento, a SIC pode ficar feliz porque na informação é excessionais.

As reportagens e as rubricas são outro ponto a favor, tudo isso faz o sucesso do noticiário.

O "Jornal da Noite" tem um tempo muito extenso, esse é um ponto negativo. Uma hora chegava para atualizar as noticias. Quando as pessoas chegam a casa, cansadas do trabalho, apetece-lhes ver apenas o essencial, sem noticias "para encher". Falta também linguagem gestual, que para além de alargar o público, daria oportunidade a pessoas com que gostam da SIC com deficiência auditiva em ver as noticias.

Quanto às audiências, o "Jornal da Noite" está muito bem. É líder grande parte dos dias. Aqui a SIC se pode queixar.
 
JORNAL DAS 8 

Assim como no "Jornal da Noite", não existe muito a dizer sobre o nome. O grafismo é bom, também se consegue ler bem o rodapé. As cores escolhidas também se destacam positivamente.


Judite Sousa, o rosto principal , é uma das jornalistas mais conhecidas. Sigo o seu trabalho. Apesar disso, considero José Alberto Carvalho um dos melhores na área.

Quando vejo o "Jornal das 8" quase sempre me deparo com erros. Quer no grafismo, que por vezes passa a amarelo e preto (e é mau demais), quer em erros ortográficos. A informação da TVI, contrariamente à da SIC, está em terceiro (atrás da RTP1) na minha consideração. Deviam melhorar esses aspetos.

Apesar disso, as reportagens do canal de Queluz conseguem superar as da SIC, que também são muito boas. Os temas são sempre muito interessantes.

Copio o quinto paragráfo do texto sobre o "Jornal da Noite". O "Jornal das 8" tem tempo demais e deveria ter linguagem gestual.

O informativo da TVI também lidera muita vezes, destacando os domingos, com o Prof. Marcelo Rebelo de Sousa. As audiências são boas.

Por: Marco Filipe