Últimas Notícias

"Dá que Falar" #15- O Homem forte da RTP1 (especial fim de ano)


Nos últimos anos, a sua vida tem sido muito agitada na RTP. Porque alguém, talvez por pura inveja e pura maldade, decidiu ter como alvo o melhor jornalista português da televisão portuguesa: José Rodrigues dos Santos.

É sempre assim quando se é bem sucedido e o sucesso é visível até na China, como se costuma dizer.

Como pode um Presidente, felizmente colocado a "mexer" da estação, colocar um processo disciplinar, com intenção de despedir uma das caras mais emblemáticas da RTP e uma das que mais chama espectadores para o canal? Falo-vos de Almerindo Marques, um administrador sem escrúpulos que começou a "matar" a estação pública. Foi com ele que a estação pública começou a perder e ,a fazer sair, profissionais de alto gabarito.

E, José Rodrigues dos Santos, era um dos alvos a abater por Almerindo Marques. Felizmente, em boa hora, foi substituido na RTP e colocado nas Estradas de Portugal onde acabou por ser despedido pelo seu fracasso profissional.

José Rodrigues dos Santos tem resistido a todos os ataques de que tem sido alvo. Atualmente, a RTP, tem um director que defende os seus jornalistas como à muito não se via. É deste tipo de profissionais que a estação pública e os seus trabalhadores precisam, para seguirem em frente, sem medo de ninguém.

Se algum dia a RTP deixar sair dos seus quadros o José Rodrigues dos Santos, nesse dia a estação pública perde muito da sua história.

E, se algum dia o pivot da RTP sair, só lhe resta a SIC, uma vez que com José Alberto Carvalho na TVI, a sua ida para o canal é improvável, uma vez que a relação de ambos não é a melhor, embora saibamos que José Alberto Carvalho foi afastado da Direcção de Informação da TVI, mas mesmo assim sendo, é pouco provável que esta transferência se concretizasse.

José Rodrigues dos Santos dispensa apresentações. Toda a gente o conhece da televisão e do mundo dos livros. O seu sucesso é gigantesco e já faz bastante sucesso em vários países do mundo com os seus romances.

A RTP tem o dever e a obrigação de tratar bem os seus profissionais, de os segurar e não os deixar ir para a concorrência, porque, como estação pública, os melhores devem e têm de estar na RTP.

Perder um José Rodrigues dos Santos seria um dos piores erros da história da RTP.

Afinal de contas, José Rodrigues dos Santos leva o nome da RTP bem longe através dos seus livros. Ele é um artista português. Mais palavras para quê?


Bom ano de 2015. 

Por: Rui Miguel