Últimas Notícias

"Dá que Falar" #14- As Judites de Portugal neste Natal (especial Natal)



O Natal ainda continua a ter aquele poder de descongelar os corações mais duros deste mundo que, por esta altura, transformam-se em corações de manteiga que ficam mais doces e solidários. É a magia do Natal que, apesar de se estar a perder, ainda consegue fazer verdadeiros milagres.

E milagres precisam-se para quem perde um ente querido, ou um filho, tal como perdeu a jornalista

Judite Sousa, ou tal como os pais da Nonô que viram partir a sua estrelinha lutadora, ou até mesmo os pais da menina do Dubai que nos deu um grande exemplo de lutar pela vida.

Para eles e para tantas outras Judites de Portugal e do mundo, este Natal será mais vazio, certamente, nem fará sentido, para quem perdeu um filho, ser Natal.

Mas o Natal é tempo de amor, paz, alegria, solidariedade, de uma palavra amiga, de um gesto de amizade.

Para estes pais e mães, este Natal não será Natal, apesar de o ser um pouco por todo o mundo, onde as famílias se juntam em casa, à volta da mesa e partilham a felecidade de todos e cada um.

Juntos à lareira, contam contos, histórias de outros Natais, recordam quem já partiu e, que certamente, fazia falta estar ali a partilhar a sua alegria, a sua vida, as suas histórias, o seu amor.

Para mim, caro leitor, o Natal é mágico, uma vez que a sua magia contagia tudo e todos e não falo do Natal materialista, falo-vos daquele Natal onde o espírito é o da amizade pura, coisa cada vez mais rara nos dias de hoje, dos pequenos gestos que se tornam inesquecíveis, daquela pessoa que vai na rua a cantarolar músicas de Natal e que contagia que está à sua volta, daquelas pessoas que vivem na solidão e que, por momentos, quebram o jejum dessa maldição e convivem com outras pessoas na mesma situação em torno da lareira pública que as câmaras municipais e juntas fazem nas suas praças. Tenho a certeza que nessa noite, a vida é mais quente e aconchegante.

Aos sem-abrigo/pobres de Portugal e do mundo, espero e, faço votos sinceros, que a magia deste Natal lhe possa trazer um gesto inesquecível de um de níos, de quem possa ter esse dom.

Para a Judite Sousa, este ano, não haverá Natal mesmo trabalhando num canal que a relembra todos os minutos que é Natal. E que tantas Judites não terão Natal ...

Que este Natal seja o melhor Natal das vossas vidas e que o novo ano que agora chega vos dê 2015 boas razões para sorrir para a vida é o que desejo a todos. Recebam um abraço de amizade.
 

Por: Rui Miguel