Últimas Notícias

"Televisão em Opinião" #9- "Duarte e Cia" (especial Vitória convida)


"Duarte & Companhia" surgiu na sequência da dupla criada na série "Zé Gato", que juntou dois excelentes actores portugueses, António Assunção e Rui Mendes, entre outros. Esta nova série de ficção e comédia, foi mais uma de sucesso e foi também produzida, realizada e montada por Rogério Ceitil, gravada em Lisboa no principio dos anos 80, passou originalmente na RTP1 entre 1985 e 1989 e mais recentemente na  RTP Memória, a série teve um total de 39 episódios divididos em 5 temporadas.

O elenco principal era composto por: António Assunção – Tó; Rui Mendes – Duarte (protagonista); Paula Mora – Joaninha; Fernanda Coimbra – A sogra de Duarte e Canto e Castro - Professor Ventura. Do elenco também fazia parte Frederico Cheong que dizia a frase "eu não sel chinês, eu sel japonês", a qual viria a ficar famosa.

A história baseava-se na dupla de detectives que se faziam transportar num citroen 2 cv vermelho e que combatiam a mafia lisboeta. À dupla juntou-se "Joaninha" que fazia de secretária mas que tinha de fingir que não tinha contacto com Duarte por causa da mulher e sogra que não queriam que ele estivesse ao pé de outra mulher.

A titulo de curiosidade, o carro ainda existe e a ultimas informações é que continua a circular e que estava em Almada e no ano passado o produtor decidiu entregar voluntariamente na PSP de Vila Franca de Xira o revólver e a espingarda de cano liso utilizadas nas filmagens de "Zé Gato" e "Duarte & Cia" para serem expostas em local seguro, por terem valor histórico.

Por: Alexandre Esteves