Últimas Notícias

"Duelos da TV" #9- "Sociedade Civil" vs. "Grande Tarde"


"Sociedade Civil" traz-lhe gente que se dedica a melhorar a nossa vida, cidadãos com uma larga experiência na resolução de problemas. Já "Grande Tarde" faz-lhe companhia com muitas histórias, surpresas. Assim se apresentam os "fortes" desta terça.

SOCIEDADE CIVIL

O nome não poderia ter mais a ver com o ADN do programa. É simples mas bom. Já o logotipo, desde que mudou, considero-o um dos melhores feitos atualmente. As cores, o tipo de letra, tudo forma um conjunto positivo.

Nunca segui o trabalho da Eduarda Maio. Só descobri que "existia" no "Sociedade Civil". A primeira impressão que tenho quando a vejo é que está ali a apresentar o "Jornal 2". É muito séria. Devia descontrair-se mais e tentar soltar uns sorrisos de vez em quando. Quando foi de férias, Eduarda deixou no seu lugar Catarina Lázaro (também desconhecia) mas acho que seria melhor aposta para o "Sociedade Civil". Enfim, a Fernanda Freitas era a cara do programa, nunca devia ter saído.

Gosto muito deste programa. É único. Não existe mais nenhum do género. Os temas, os convidados, é sempre muito interessante ve-lo. É dos poucos em que ainda aprendemos algo.

Apesar de admirar o formato, acho que lhe falta algo. Para começar, deveria ser dada a oportunidade ao público de assistir ao programa em direto. Depois, alguns elementos do público poderiam participar no debate, contar a sua história, fazer perguntas. A app 5i também poderia ser utilizada no formato. Assim ficaria mais dinamico e aproximar-se-ia do público.

As audiências não são de todo merecidas. Mas quem mandou a RTP2 "brincar" com o programa? Agora que se voltou a estabilizar, acho que deve subir, pelo menos até aos 5% de share.

GRANDE TARDE

Não gosto do nome. Notasse que foi pensado em "cima do joelho". Também não acho piada ao logotipo, aquele sol... Salva-se o tipo de letra.

Gosto do João Baião, da Andreia e da Luciana. Só não os gosto de ver juntos. Formam uma equipa muito má. O João e a Luciana só gritam e a Andreia é completamente apagada. Ainda bem que já diminuiram a participação da "Fatinha/Floribella" no formato. Apesar de achar que a Andreia merece esta oportunidade, a Rita Ferro Rodrigues (ou a Conceição Lino) eram a escolha ideal para acompanhar o João.

Este talk show não é novidade para ninguém. Isto é o "Boa Tarde" versão pimbalhada. A SIC quis mudar as tardes mas a única coisa que mudou foi o apresentador e o nível de qualidade (que desceu).

Veja este exemplo: "Vale a Pena Ver" transitou para o "Grande Tarde" com o nome "Ta Tudo na Net". Que nome é este?! Só demonstra a falta de qualidade deste programa.

Os resultados são maus para a SIC. Em parte são merecidos, mas a equipa merecia ver o seu trabalho melhor reconhecido.

A MINHA PONTUAÇÃO
"Sociedade Civil"- 7 pontos
"Grande Tarde"- 3 pontos

Por: Marco Filipe